Home > Artigos > O que são Mapas e Qual a sua Importância?

21-08-2023

O que são Mapas e Qual a sua Importância?

O que são, Mapas, Qual, Importância


Os mapas são importantes recursos para a representação de informações / dados espaciais de forma clara e objetiva, contendo símbolos e elementos que facilitam a descrição, caracterização, leitura e interpretação de uma determinada porção da superfície terrestre. São utilizados por diversos profissionais e estudantes das mais variadas áreas do conhecimento, estando muito presentes também na nossa vida quotidiana.


O que são Mapas?

 

Mapa é um produto cartográfico que pode ser definido como uma representação da superfície da Terra, ou de uma parte dela, que é feita em escala reduzida sobre uma superfície plana.

 

Ver artigo: A origem da palavra mapa.

 

A produção de mapas no passado era toda feita à mão, mas entretanto surgiu um amplo conjunto de técnicas modernas, como softwares de geoprocessamento e imagens de satélite, que garantem uma maior fiabilidade e precisão das informações que são neles expressas.

 

Os mapas são feitos por inúmeros profissionais, como geógrafos, cartógrafos e engenheiros cartográficos. São utilizados em diversas situações e por trabalhadores de áreas variadas, estando também cada vez mais presentes no nosso quotidiano, como é disso bom exemplo o Google Earth.

 

 

Qual a Importância dos Mapas

 

Ao serem representações cartográficas da realidade, os mapas incorporam uma grande quantidade de informações sobre o território em análise (região onde vivemos, outras localidades, etc.), o que permite aprofundar os nossos conhecimentos sobre o espaço e fazer a descoberta de novas áreas.

 

A diversidade de temas que os mapas podem retratar é amplo, abrangendo desde características físicas de uma determinada porção da superfície terrestre até dados económicos e informações quantitativas e qualitativas sobre a população de um determinado lugar.

 

Tendo em consideração a multiplicidade de informações que podem ser reunidas nos mapas, os mesmos também se tornaram essenciais para o planeamento e para a gestão pública. Como exemplos: permitem a análise comparativa de dados pertencentes a várias áreas; permitem a análise da evolução e transformação de um ou mais aspetos / características de uma localidade específica, como o crescimento demográfico ou da área urbana de um município.

 

A importância dos mapas reside também, e principalmente, no facto de serem instrumentos que nos auxiliam na localização e nas nossas deslocações. Mediante a sua leitura e interpretação, podemos identificar onde estamos, traçar rotas para irmos de um ponto para outro e, ainda, realizar o cálculo de distâncias (Google Maps).

 

Artigos relaciondos:

 

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


Contacte-nos 214 213 262

Informações