02-11-2022
A Evolução do Conhecimento - 6 Mapas com Visões do Mundo - 3 de 4
Dando continuidade ao artigo publicado no passado dia 17 de Outubro, vejamos mais duas das perspetivas / mapas que refletem à época diferentes visões do mundo ao longo do tempo:
O mundo segundo Cláudio Ptolomeu
O grego Claudio Ptolomeu (100 d.C. - 170 d.C.) foi um cientista que viveu em Alexandria, uma cidade do Egito. Ele é reconhecido pelos seus trabalhos em matemática, astronomia, geografia e cartografia. Realizou também trabalhos importantes em ótica e teoria musical.
No ano 150 d.C. foi o primeiro a considerar a inclusão no mapa de linhas longitudinais e latitudinais. Criou o primeiro sistema global de coordenadas e, por isso, revolucionou o pensamento geográfico da época. Os cartógrafos passaram a contar com uma base científica e numérica.
Os continentes Americano, Austrália, África e Antártida estavam longe de serem conhecidas e por essa razão ainda não eram representados no mapa.
O mundo medieval de Hereford
O mapa de Hereford é o maior mapa-múndi medieval existente. Está exposto na Catedral de Hereford, em Inglaterra, perto da fronteira com o País de Gales. O desenho teve como base algumas passagens bíblicas.
O mapa típico da cartografia cristã medieval foi desenhado por Richard of Haldingham of Lafford na pele de um animal e estima-se que tenha sido pintado no século XIII (entre 1276 e 1285).
As inscrições representam 420 cidades espalhadas pelo mundo e a sua criação inspirou-se em eventos bíblicos e mitologias clássicas. O mapa mostra o poder da Igreja - Jerusalém está no centro da representação - e dá informações sobre os mundos espirituais e sobrenaturais da altura.
É por essa razão que somente as áreas que constam nessas histórias estão representadas no desenho, em especial tudo que está relacionado com o Mar Vermelho, importante região descrita na Bíblia.
Clique numa das imagens para ver o vídeo
Artigos Relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS