25-10-2022
A Evolução do Conhecimento - 6 Mapas com Visões do Mundo - 2 de 4
Na sequência do artigo publicado no passado dia 17 de Outubro, vejamos duas das perspetivas / mapas que refletem à época diferentes visões do mundo ao longo do tempo:
O mundo segundo Anaximandro de Mileto
A projeção de Anaximandro é uma das primeiras em forma circular. No século IV a.C., o matemático e filósofo grego Anaximandro de Mileto (610 a.C. - 546 a.C.) criou um dos primeiros mapas do mundo em forma circular (imagem em cima).
Este mapa foi à época uma base referência para todos os outros que se seguiram. A projeção limitava-se apenas às terras conhecidas e habitadas naquele tempo. No centro do desenho tínhamos a Europa, a Ásia e a Líbia que eram cortados pelos mares Mediterrâneo e Egeu e circundadas por um oceano.
A inspiração para criar esta representação alicerçou-se nas únicas informações disponíveis de navegantes da época (contos, histórias, conhecimentos), que lhe permitiram desenhar os limites geográficos conhecidos pelos povos dominantes.
O mundo segundo Eratóstenes de Cirene
Eratóstenes (276 a.C. - 194 a.C.) foi também considerado o fundador da disciplina geografia por ter publicado uma obra chamada Geográfica na qual estabelece um vocabulário próprio (tais como as palavras geografia e geógrafo) para a disciplina antes tida como apenas técnica. Nesta obra Eratóstenes afirma que Homero teria sido o primeiro geógrafo, em razão deste último ter feito descrições topológicas e climáticas de determinados locais e regiões na antiguidade.
Eratóstenes associa Anaximandro com a origem da Cartografia, apesar de a técnica ter sido originada em Mileto no século VI a.C.. Na referida obra Geográfica que tinha três volumes e que conta hoje com apenas 155 fragmentos, o autor recorre a descrições de viagens e expedições feitas por compatriotas, a maior parte dos quais viveu na época de Alexandre o Grande, para formular o que seria um mapa do mundo existente à época.
Artigos Relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS