17-06-2022
O que é o Metaverso - Mundo Virtual - Futuro da internet
O Metaverso é a terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo virtual / plataforma virtual que representa um ambiente realista e interativo onde, por meio de avatares customizados em 3D se tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais. Constituído pela conjugação de RV - Realidade Virtual, RA - realidade aumentada e Internet, é um espaço coletivo e virtual partilhado onde as pessoas podem consumir produtos, serviços e interagir entre si de forma online..
Por outras palavras, há quem diga que o Metaverso é o futuro e a sequência natural de expansão das atuais tecnologias ligadas à internet. À semelhança dos Gémeos Digitais é um conceito que está a ganhar força devido aos avanços tecnológicos ao nível do 3D, realidades mistas (AR e VR), 5G, Cloud, IoT, Big Data, Data Analytics, Inteligência Artificial e Machine Learning. Todo este recente avanço tecnológico está a reunir as condições para explorar o potencial do conceito Metaverso.
Nos próximos anos iremos assistir a um novo ciclo que se prevê revolucionário em muitos domínios. A conjugação destes conceitos com o rápido desenvolvimento de hardware, software e tecnologia de rede, telecomunicações, vai moldar de forma significativa o mundo dos negócios, atividades industriais e os nossos estilos de vida pessoais e sociais.
Não vamos mais longe, o próprio Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, mudou em Out21 o nome da empresa para Meta Platforms Inc, ou Meta, porque acredita que o Metaverso é o futuro da internet e tecnologia. A decisão vai muito além de uma simples decisão organizacional burocrática: a mudança do nome aponta para uma transformação maior, e uma clara aposta no conceito Metaverso.
Há ainda muito caminho para percorrer, muita tecnologia para desenvolver para que tudo esteja suficientemente sustentável e funcional. Há que consolidar a própria infraestrutura de rede 5G recém-chegada, o Big data, a leitura e recolha de dados abertos das redes sociais, fotos, câmeras de segurança e sensores (IoT) para ter a capacidade de processamento e recriar um ambiente digital do mundo real.
Artigos Relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS