Home > Artigos

09-11-2021

Pacto - Ecológico - Europeu - Acordo - Verde - Green - Deal


Nos dias que correm o “verde” e a “sustentabilidade” são uma constante no vocabulário de políticos, empresas e organizações. Mas ao certo, o que está a ser feito ao nível europeu para mitigar as alterações climáticas?

29-09-2022

Os SIG e o Mapeamento Dinâmico e Interativo

SIG - Mapeamento - Dinâmico - Interativo

Os SIG tornaram-se uma ferramenta indispensável quando se trata de representar dados geoespaciais sobre o mundo suportado numa solução dinâmica e interativa. Monitorizar mudanças, tomar decisões devidamente informado e descobrir padrões, tendências geoespaciais sem utilizar plataformas websig como o niuGIS é praticamente impossível.

28-09-2022

A Importância dos SIG para os Municípios e para os Cidadãos

Importância - SIG - Municípios - Cidadãos

Neste artigo, entende-se que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em geral, e os Sistemas de Informação Geográfica (SIG), em particular, são ferramentas de recolha, armazenamento, análise, modelação, simulação, visualização e disponibilização de dados geográficos essenciais no suporte à decisão, constituindo-se como uma realidade fundamental no domínio da Administração Pública Local, contribuindo, também, para a evolução da sociedade da informação e da e-cidadania municipal.

27-09-2022

Os Sistemas de Informação Geográfica - Passado e Futuro

Os Sistemas de Informação Geográfica - Passado e Futuro

A origem dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) confunde-se com a da Cartografia e com a Análise espacial. Os primeiros registos de adoção da vertente digital são na Europa e nos EUA e remonta à década de 60. O primeiro registo de SIG e ainda em funcionamento foi o Canadian Geographic Information System, em 1971. Há também registos de outras experiências desenvolvidas na Europa que foram contribuindo para uma nova revolução quantitativa na Geografia.

26-09-2022

Programado para Hoje Próximo Passo da Missão DART

Programado - Hoje - Próximo - Passo - Missão - DART

No ano passado publicámos um artigo a dar conhecimento do lançamento da nave DART (Double Asteroid Redirection Test). A nave DART tem como missão colidir contra um asteróide para provar que é possível, se algum dia for necessário, desviar um asteróide da sua rota original e, dessa forma, tentar desviá-lo de uma hipotética órbita de colisão com a Terra.

Contacte-nos 214 213 262

Informações