Home > Artigos > O que é Node JS e Qual a sua Utilidade?

22-11-2023

O que é Node JS e Qual a sua Utilidade?

O que é, Node.js, Qual, Utilidade


O Node.js foi lançado pela primeira vez em 2009 por Ryan Dahl. A ideia principal por trás do Node.js era permitir que os programadores pudessem usar JavaScript do lado do servidor, unificando assim o desenvolvimento das aplicações em ambientes cliente e servidor.


Este ambiente tem uma abordagem assíncrona e baseada em eventos que juntamente com o interpretador V8 da Google, várias bibliotecas e APIs, tornam possível a utilização de JavaScript para programar do lado do servidor (a lógica e o processamento que acontece em backend), e não apenas do lado do cliente (o que se vê nos browsers em frontend) como era mais comum.

 

Tradicionalmente, o JavaScript era utilizado para fazer páginas web interativas. Ao abrir uma página web no browser o código JavaScript era (e ainda é) executado no nosso computador. Com a chegada do Node.js, foi possível utilizar toda a capacidade do JavaScript para se programar, não só do lado do cliente mas também do lado do servidor, como manipulação de bases de dados, processamento de ficheiros ou lidar com outras solicitações de outros pontos da internet, proporcionando eficiência e consistência ao longo de todo o desenvolvimento de uma aplicação.

 

Como principal característica é o seu modelo de I/O de forma “não bloqueante”, que o torna possível de lidar com muitas conexões em simultâneo (aplicações com troca de dados em tempo real, jogos online, chats, …) sem a sobrecarga de threads adicionais, o que é comum em muitos outros ambientes de servidor.

 

Além disso, o Node.js tem um vasto ecossistema de bibliotecas e frameworks que facilitam o desenvolvimento das aplicações, como o npm (Node Package Manager) que é um sistema de gestão de pacotes que permite aos programadores instalar, partilhar e controlar as dependências facilmente. Existem também frameworks populares como Express.js, Koa.js e Nest.js, que ajudam a criar APIs e aplicações web de forma rápida e eficiente.

 

O node.js é já amplamente utilizado em todo o mundo por diversas empresas tecnológicas e mantém uma comunidade ativa que contribui bastante para o seu crescimento e desenvolvimento. Afirma-se como uma poderosa ferramenta para todos que desejam criar aplicações altamente escaláveis e eficientes do lado do servidor.

 

Artigo completo e outros relacionados disponíveis: aqui!

 

@Follow niuGIS

RELACIONADAS


28-12-2021