DBMS significa "Sistema de Gestão de Base de Dados" (do inglês, Database Management System). Um DBMS é um software que permite criar, gerir e interagir com bases de dados fornecendo uma interface para que os utilizadores possam armazenar, recuperar, atualizar e gerir dados de forma eficiente e segura.
Um DBMS tem como principais características:
Gestão de Dados:
- Envolve o armazenamento eficiente dos dados no disco e a sua organização interna. O DBMS decide como os dados são fisicamente armazenados, como em tabelas, índices e outros objetos de base de dados;
- Otimiza a forma como os dados são armazenados para garantir, se for caso disso, uma recuperação rápida e eficiente.
Controlo de acesso:
- O DBMS controla quem pode ter acesso aos dados e quais as ações que podem realizar (leitura, escrita, eliminação, etc.);
- É feito por meio de sistemas de autenticação e autorização, onde os utilizadores são autenticados e atribuídos a grupos ou papéis com permissões específicas.
Concorrência:
- Múltiplas transações podem correr ao mesmo tempo na base de dados. O DBMS gere a concorrência, garantindo que as transações não se sobreponham e causem problemas;
- É alcançado por meio do uso de bloqueios, controlo de transações e gestão de isolamento.
Recuperação de falhas:
- Os sistemas de base de dados são projetados para serem resilientes a falhas. Se uma falha ocorrer no sistema ou no hardware, o DBMS deve ser capaz de recuperar os dados para um estado consistente;
- Isto envolve o uso de logs e técnicas de recuperação para reverter transações incompletas ou danificadas.
Integridade dos dados:
- O DBMS mantém a integridade referencial dos dados, garantindo que as relações entre tabelas sejam preservadas e que os dados cumpram as regras de validação definidas;
- Se um registo referenciar outro registo numa outra tabela, o DBMS garantirá que a referência seja válida e que a eliminação de qualquer registo não cause inconsistências.
Segurança:
- A segurança é uma parte crítica do DBMS. Ele protege os dados contra acessos não autorizados, garantindo que apenas utilizadores autorizados possam ter acesso a informações confidenciais;
- Isso envolve a aplicação de criptografia, auditorias de acesso, controlo de autenticação e outras medidas de segurança para proteger os dados sensíveis.
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