Home > Artigos > Cartografia 3D - Utilização de Drones e Tecnologia LiDAR

01-09-2023

Cartografia 3D - Utilização de Drones e Tecnologia LiDAR

Cartografia, 3D, Drones, Tecnologia, LiDAR


Os sensores LiDAR são um tipo de tecnologia de deteção remota que utiliza lasers para medir distâncias e criar mapas 3D (mapeamento 3D) detalhados da superfície terrestre. Desde carros autónomos, a pesquisas arqueológicas, os sensores LiDAR estão a revolucionar a forma como entendemos e interagimos com o nosso planeta.


Quem trabalha com drones conhece esta tecnologia, na medida em que os sensores LiDAR são utilizados no mapeamento e levantamentos aéreos com recurso a drones. Não se pode dizer que é uma tecnologia nova, mas a recente evolução dos drones aumentou a sua popularidade nos últimos anos.

 

O que é a Tecnologia LiDAR?

 

O LiDAR (acrónimo de Light Detection and Ranging - Deteção de Luz e Alcance), também designado por varrimento / scanner laser, é uma tecnologia utilizada para medir com precisão milimétrica a elevação do solo com luz. Permite obter pontos tridimensionais através de um laser acoplado numa plataforma que varre a superfície terrestre e que pode ter vários retornos, medindo a diferença de tempo entre a emissão do pulso laser e a receção do sinal refletido - Ver também artigo O que é a tecnologia LiDAR e como funciona.

 

Por outras palavras, trata-se uma tecnologia ótica de deteção remota que dispara um feixe de luz sobre a superfície terrestre ou objetos e, de seguida, formula métricas / calcula distâncias a partir da luz devolvida após ser refletida pelo solo ou objeto, permitindo gerar automaticamente uma nuvem de pontos extremamente detalhada sobre a forma de um objeto tridimensional, conseguindo obter informações que as imagens nem sempre conseguem.

 

Todos os dados recolhidos são utilizados para criar mapas 3D com muitos detalhes e muito precisos, possibilitando assim, o mapeamento de estruturas complexas. A tecnologia é tão precisa que pode detetar leves alterações feitas na luz se ela passar pela folhagem, como árvores ou arbustos.

 

Ao digitalizar um meio envolvente com vários pulsos de laser, os sensores LiDAR permitem a criação de mapas 3D (mapeamento 3D) muito precisos de:

  • Terrenos, Superfície e Elevação (MDT / MDS / MDE - Modelos Digitais de Terreno, Superfície e Elevação);
  • Edifícios; e
  • Outros objetos do meio envolvente.

 

Atualmente, os drones com fotogrametria e sensores LiDAR ganharam popularidade como método de Deteção Remota, porque aceleram os processos de recolha de dados em campo em mais de 100% quando comprado com os métodos tradicionais de levantamento - GPS e estação total.

 

A acrescer a isso, são evidentes as preocupações por parte desta indústria e dos fabricantes de software de criarem standards e APIs que visam melhorar a interoperabilidade dos sistemas.

 

O processamento dos dados recolhidos e a integração em SIG com outras fontes de informação geográfica é cada vez mais fácil, proporcionando a imediata análise de informação capaz de potenciar rápidas tomadas de decisão e de resposta aos desastres naturais, emergências e mudanças climáticas.

 

Em virtude de todas estas características positivas e estando devidamente suportado em SIG, a tendência da utilização desta tecnologia (drones aliados a fotogrametria e a tecnologia LiDAR) está sem dúvida a aumentar e está cada vez mais presente quando se trata do segmento de criação de cartografia / mapas 3D.

 

Ver mais artigos relacionados com LiDAR: aqui!

 

Outros Artigos Relacionados:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262