Home > Artigos > Vantagens e Aplicações de Mapeamento Através de Drones + Tecnologia LiDAR

04-09-2023

Vantagens e Aplicações de Mapeamento Através de Drones + Tecnologia LiDAR

Vantagens, Aplicações, Mapeamento, Drones, LiDAR


As inovações tecnológicas surgem em catadupa e não é de admirar que muitos topógrafos estejam a recorrer aos drones para dar resposta às suas necessidades de mapeamento e modelagem 3D.


O uso de drones conjugado com a Tecnologia LiDAR é um bom exemplo de solução cada vez mais adotada para mapeamento e levantamento numa significativa variedade de aplicações, entre eles destacamos: agricultura, silvicultura, planeamento urbano, veículos autónomos, arqueologia, alterações climáticas, etc.

 

Os sensores LiDAR permitem o mapeamento 3D muito precisos do terreno, edifícios, veículos e outros objetos do meio envolvente, permitindo como consequência medições e análises muito precisas.

 

Os dados LiDAR também podem ser combinados com outras fontes de dados, como imagens recolhidas através de processos fotogramétricos e GPS, e a criação de mapas topográficos com geração de curvas de nível, nunca foi tão precisa, como agora.

 

 

Vantagens do LiDAR sobre os métodos tradicionais

 

A tecnologia LiDAR conjugada com a utilização de drones tende a popularizar-se, porque oferece várias vantagens sobre os métodos tradicionais de levantamento, tais como:

  • Os sensores LiDAR podem ser acoplados a veículo (aéreos, terrestres) e cobrir grandes áreas com rapidez e precisão, reduzindo o tempo e o custo do levantamento;
  • Os sensores LiDAR conseguem penetrar através da vegetação e outros obstáculos, permitindo o mapeamento de terrenos e objetos que seriam difíceis ou impossíveis de pesquisar com métodos tradicionais;
  • Os dados obtidos pelos sensores LiDAR são facilmente integrados em SIG e outras fontes de dados, como imagens aéreas e GPS, para criar camadas de mapas e modelos altamente detalhados e precisos;
  • Finalmente, a tecnologia LiDAR não é invasiva e não requer contato físico com o meio envolvente, tornando-a uma opção de levantamento mais segura e ecologicamente mais adequada.

 

 

Aplicações de LiDAR para Mapeamento em Diversos Setores

 

À medida que a tecnologia LiDAR evolui (ver artigo O que é a tecnologia LiDAR e como funciona), as suas potenciais aplicações são cada vez maiores e meramente limitadas apenas pela nossa imaginação. A tecnologia LiDAR tem uma ampla gama de aplicações em vários setores e o desenvolvimento de outras tecnologias complementares irá no futuro melhorar ainda mais a forma como criamos mapas.

 

Vejamos alguns exemplos de aplicação da tecnologia LiDAR:

 

Agricultura:

No setor agrícola, o LiDAR pode ser utilizado para mapeamento de culturas, estimativa de rendimento e análise de solo.

 

Florestal:

O LiDAR também é utilizado na indústria florestal para mapear os tipos de árvores de uma região e monitorizar a saúde da floresta (NDVI).

 

Arqueologia:

Na arqueologia o LiDAR é utilizado para obter informação sobre a superfície topográfica e sobre eventuais estruturas arqueológicas ocultas pela vegetação. Está também a ser utilizado para criar modelos 3D detalhados (realidade aumentada aplicada à arqueologia), permitindo que os investigadores estudem os locais históricos com mais detalhes que nunca.

 

Construção:

Na indústria da construção, o LiDAR pode ser utilizado para criar modelos 3D que através do uso da realidade aumentada facilitam o planeamento do local, a monitorização do progresso da construção e criação de modelos executados precisos.

 

Planeamento Urbano:

No planeamento urbano, o LiDAR pode ser utilizado para criar modelos precisos de cidades (Digital Twin, Gémeo Digital, Cidade Inteligente) ajudando os arquitetos a repensar e projetar os novos espaços urbanos em termos energéticos e urbanísticos tendo em vista ambientes urbanos mais eficientes e sustentáveis.

 

Proteção Civil:

Em consequência das alterações climáticas, cada vez mais assistimos a recorrentes fenómenos extremos em todo planeta (inundações, incêndios, ciclones, tornados, etc.). O LiDAR pode ser utilizado na resposta a desastres através do rápido mapeamento das áreas afetadas e da identificação de perigos, ajudando os socorristas a salvar vidas e a mitigar / minimizar danos.

 

Transporte:

Já na área de transporte, o LiDAR pode ser utilizado para inspeção de estradas e pontes, bem como para criar mapas muito detalhados para veículos autónomos. A este propósito importa referir que a maioria dos modelos de carros de luxo está atualmente equipada com sensores LiDAR, que são importantes para os veículos autónomos.

 

Energética:

Na indústria de energia o LiDAR é utilizado para planeamento local e monitorização dos parques eólicos e solares.

 

Ver mais artigos relacionados com LiDAR: aqui!


Outros Artigos Relacionados:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART
21-09-2021