Home > Artigos > Elementos Obrigatórios Aquando da Elaboração de Mapas

31-08-2023

Elementos Obrigatórios Aquando da Elaboração de Mapas

Elementos, Obrigatórios, Elaboração, Mapas


A leitura de um mapa é a etapa em que se fazem o reconhecimento e a interpretação das informações nele impressas. Ela é feita por intermédio dos elementos e dos símbolos gráficos.


Os elementos de um mapa são informações obrigatórias que devem estar presentes neste tipo de produção cartográfica para auxiliar na leitura e na interpretação dos símbolos e demais gráficos que o compõem.

 

São seis os elementos fundamentais para a leitura e compreensão de um mapa:

 

  • Data;
  • Título;
  • Orientação;
  • Legenda;
  • Escala; e
  • Projeção Cartográfica.

 

Data:

Algures no mapa deverá ser apresentado uma data de produção e/ou data no tempo a que se refere o mapa. Dependendo das circunstâncias ou do assunto, conhecer a data de produção pode ser vital para a leitura do mapa. O mapa foi criado nesta década? As informações no mapa ainda são relevantes?

 

As coisas estão sempre em mutação e cada vez mais neste nosso mundo dinâmico. A apresentação de data de contexto / produção pode eliminar futuras confusões. De facto, é surpreendente a frequência com que são apresentados mapas sem datas de produção / localização temporal do mapa.

 

Título:

O título é habitualmente posicionado na parte superior do mapa, sendo assim a primeira informação com a qual o leitor tem contato. O seu intuito é resumir / revelar qual é o tema daquela produção cartográfica, indicando o conteúdo presente no mapa. Muitos mapas podem apresentar subtítulos e também informações adicionais ao título, como períodos históricos e unidades de medida, facilitando a sua interpretação.

 

Orientação:

A orientação indica a posição do Norte geográfico e dos demais pontos cardeais, dando assim ao utilizador uma orientação da localização da área representada e facilitando a forma de compreender o mapa. Pode também ser representada através de uma rosa-dos-ventos ou só através de uma seta indicando o Norte.

 

Para saber mais sobre este assunto, veja o artigo: O que é a Rosa-dos-Ventos e qual a sua importância?

 

Legenda:

Indica o significado dos símbolos empregues nos mapas. Estes símbolos podem ser as cores adotadas, o tipo de traço (linha contínua, linha pontilhada, linha dupla), formas geométricas (chamadas de pontos), o preenchimento da área (pontilhado, linhas na diagonal, textura) ou mesmo os desenhos que indicam construções, estabelecimentos ou elementos fixos da paisagem (como estradas, rodovias, aeroportos, hospitais).

 

Para saber mais sobre este assunto, veja os seguintes artigos:

 

Escala:

A escala é a relação matemática que expressa a proporção entre as medidas reais da área representada no mapa e as medidas que ela possui na representação gráfica, ou seja, indica quantas vezes a superfície real foi reduzida para que pudesse ser representada no mapa. As escalas aparecem geralmente na parte inferior do mapa, e podem ser expressas tanto na sua forma gráfica (segmento de reta graduada) quanto na forma numérica (razão entre a medida no mapa e a medida no real).

 

Para saber mais sobre este assunto, veja o artigo: O que é e para que Servem a Escala Cartográfica e a Régua Graduada?

 

Projeção Cartográfica:

Identifica qual a projeção cartográfica de base utilizada para produção do mapa. De maneira simplificada, podemos dizer que as projeções são formas de representar a esfera terrestre num determinado plano, as quais diferem quanto à superfície de projeção (cônicas, cilíndricas ou planas) e podem ser classificadas quanto ao grau e tipo de deformação que conferem ao mapa (equidistante, conforme, equivalente e afilática).

 

Para saber mais sobre este assunto, veja o artigo: O que são Projeções Cartográficas?

 

Ver mais artigos relacionados: aqui!

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


Contacte-nos 214 213 262

Informações