Home > Artigos > O que é Fotografia Aérea e Qual a sua Importância?

01-08-2023

O que é Fotografia Aérea e Qual a sua Importância?

O que é, Fotografia, Aérea, Qual, Importância


Fotografia aérea é um termo muito abrangente. Uma fotografia tirada de cima de uma árvore ou uma tirada a partir de um satélite pode ser uma vista aérea. Um ponto de vista mais alto de um objeto pode mostrar detalhes impossíveis de serem observados do chão.


Como definição, pode-se dizer que uma Fotografia Aérea ou Aerofotografia é uma técnica de fotografar a superfície da Terra ou características da sua atmosfera ou hidrosfera, a partir de uma posição elevada ou diretamente acima do objeto, por meio de câmera fotográfica levada ou instalada em aeronaves como aviões, planadores, helicópteros, VANTS, balões, dirigíveis, paraquedas, satélites, estações espaciais, etc.

A fotografia aérea é utilizada em cartografia (especialmente em estudos fotogramétricos, que são muitas vezes a base de mapas topográficos), planeamento do uso da terra, arqueologia, produção de filmes, estudos ambientais, de vigilância, de publicidade comercial, transferência de propriedade, e projetos artísticos.

Para o mapeamento de características terrestres, as fotografias aéreas geralmente são tiradas em séries sobrepostas de uma aeronave / satélite seguindo um padrão de voo sistemático numa altitude fixa.

Cada fotografia retrata uma área que inclui vários pontos de controlo, cujas localizações são determinadas por técnicas de levantamento de solo. Uma técnica conhecida como fotogrametria, que envolve a projeção simultânea das vistas sobrepostas, possibilita a elaboração de mapas de contorno ou modelos tridimensionais da superfície terrestre que foi fotografada.

Dados valiosos sobre topografia, geologia, hidrologia, solo e vegetação, meteorologia, correntes oceânicas e recursos pesqueiros tornaram-se acessíveis com o uso de tecnologia de satélite e interpretação especializada. Visualizações de padrões de nuvens obtidos de satélites em órbita são valiosas na previsão do tempo.

A fotografia aérea também tem aplicações vitais de reconhecimento militar na recolha de informações e foi muito utilizada durante a Grande Guerra Mundial, a maior parte das vezes para reconhecimento do território e como instrumento de guia para a artilharia.

Hoje em dia, com os voos obtidos com câmaras aéreas digitais todo o processo de obtenção de fotografias aéreas tornou-se mais célere, uma vez que o tempo que decorre desde a execução do voo ao início de utilização dessas mesmas imagens é praticamente nulo, devendo-se ao facto das fotografias não terem de ser convertidas para o formato digital.

A atividade pode ser profissional com equipamento homologado ou amador com câmeras comuns levadas por passageiros ou tripulantes em aeronaves ou VANTS civis.

Em Portugal, a realização sistemática de coberturas aerofotográficas pela Direção-Geral do Território, visa garantir um conhecimento regular da evolução do território nacional e permitir responder às necessidades dos vários utilizadores deste tipo de informação geográfica.


Artigos relaciondos:

 

 

👉 Follow @niuGIS


RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART
22-09-2021