26-07-2023
PhoneGap - Inspiração ou Desilusão?
Flutter e React Native são duas frameworks recentes e bastante utilizadas para o desenvolvimento de aplicações móveis multiplataforma, mas estas tiveram uma inspiração (ou desilusão) chamada PhoneGap.
Originalmente, o PhoneGap era conhecido como Apache Callback, um projeto de código aberto. No entanto, em 2011, a Adobe adquiriu o projeto e renomeou-o como PhoneGap. O PhoneGap era uma distribuição do Apache Cordova que tinha uma base de código aberto e que permitia o desenvolvimento de aplicações móveis utilizando tecnologias web. Era mantida pela Adobe Systems.
O PhoneGap incluía todas as funcionalidades do Cordova, mas também oferecia serviços adicionais, como a PhoneGap Build, que era uma plataforma cloud e que permitia compilar as aplicações sem a necessidade de configurar um ambiente dedicado de compilação local, simplificando assim o processo de criação de aplicações para as várias e diferentes plataformas, como iOS, Android e os extintos Windows Phone e BlackBerry.
Embora o PhoneGap tenha sido uma ferramenta popular no passado, a sua popularidade foi diminuindo com o passar dos anos e teve a sua sentença de morte com o aparecimento de frameworks sólidas como o React Native, o Flutter ou até mesmo do mais antigo Ionic.
No 1º de Outubro de 2020, a Adobe anunciou oficialmente o fim do suporte para o PhoneGap e o PhoneGap Build, juntamente com o Apache Cordova. Esta decisão foi tomada pela Adobe para direcionar os seus esforços noutras tecnologias.
Artigos relaciondos:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS