18-05-2023
Perspetivas Diferentes da Definição de Cidade Inteligente
O conceito de cidade inteligente tem pequenas diferenças de significado consoante a perspetiva tecnológica ou a perspetiva dos cidadãos.
Este facto torna-se por demais evidente quando diferentes países criam iniciativas que visam tornar os seus municípios e cidades inteligentes alicerçados em diferentes pontos de vista sobre o significado do que é uma cidade inteligente.
O fenómeno dos municípios e das cidades inteligentes é uma tendência mundial inquestionável. Um pouco espalhado por todo o mundo estamos a assistir à progressiva implementação de projetos desta natureza, mas curiosamente a sua definição continua a não ser muito clara e paira sobre si alguma neblina. Ainda não existe uma definição universalmente aceite e tem sido difícil apontar um significado global padrão.
A maioria das definições destaca características, recursos e componentes comuns que podem especificar as perspetivas das cidades inteligentes. Os exemplos incluem a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos da cidade através da utilização de hardware, software, redes e dados de tecnologia de informação e comunicação em diferentes áreas e serviços da cidade. Algumas das definições envolvem também vários componentes da cidade, como recursos naturais, infraestrutura, energia, transporte, educação, saúde, governo e segurança pública.
Assim sendo, vejamos em detalhe (segundo diferentes autores) algumas das diferentes definições de cidade inteligente e qual o seu foco:
Artigos Relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS