12-05-2023
O que é, Para que Serve e Como Funciona uma Bússola?
Uma bússola é um instrumento de navegação e orientação baseado em propriedades magnéticas dos materiais ferromagnéticos e do campo magnético terrestre. É um importante instrumento utilizado na orientação no espaço geográfico. Com a bússola podemos encontrar as direções para nos deslocarmos pela superfície terrestre e também conhecer a posição relativa de um referencial.
As bússolas são geralmente compostas por uma agulha magnetizada colocada num plano horizontal e suspensa pelo seu centro de gravidade de forma que possa girar livremente e que aponta sempre para o norte geográfico. Na sua base fica a rosa-dos-ventos, que nos auxilia na identificação dos pontos cardeais, colaterais e subcolaterais.
Para que serve a bússola?
A bússola funciona como um instrumento de localização e orientação no espaço geográfico. A agulha magnetizada aponta sempre para o norte, e, com base nessa informação, é possível identificar a posição dos restantes pontos de referência.
Desta forma, a leitura da bússola permite não só realizar deslocações de um ponto A até um ponto B, mas também conhecer a posição de determinado objeto, local ou pessoa com relação a um referencial. Para que este processo seja mais preciso, é comum a utilização combinada de uma bússola e de um mapa do local onde nos encontramos ou que desejamos explorar.
Como funciona a bússola?
O principal mecanismo da bússola é a sua agulha magnetizada, que funciona como um íman. Este pequeno íman interage com o campo magnético da Terra, criado pelo magnetismo do núcleo terrestre em resultado da composição interna do planeta, e faz com que o próprio planeta se comporte como um gigantesco íman. O polo norte magnético encontra-se próximo do polo sul geográfico, enquanto o polo sul magnético fica perto do polo norte geográfico do planeta.
A bússola segue o princípio do magnetismo em polos iguais repelem-se, polos diferentes atraem-se. O polo norte da bússola, habitualmente representado por uma seta na cor vermelha, aponta para o polo sul magnético da Terra, ou seja, aponta para o norte geográfico do planeta. À medida que caminhamos ou nos deslocamos, a agulha da bússola oscila, roda, move-se na procura da nova posição de equilíbrio, apontando sempre para o norte geográfico.
Artigos Relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS