24-04-2023
Inteligência Artificial - O ChatGPT
O ChatGPT (ou GPT-3 - Generative Pre-Trained Transformer) é um bom exemplo de sistema de linguagem que utiliza inteligência artificial para simular a associação e a interpretação de uma informação inserida por um utilizador numa caixa de diálogo. A função do sistema é retribuir resultados gerados automaticamente com recurso à sua base de dados. O que diferencia o ChatGPT quando comparado com os restantes sistemas de resposta automática é a sua componente quase humana na forma como responde e conversa com o utilizador.
Por mais complexa que seja a informação requisitada pelo utilizador, o ChatGPT consulta as suas bases de dados para entender e aceder ao seu pedido. Ou, caso seja necessário, o sistema propõe ao utilizador que forneça mais informações para continuar a pesquisa e responder de forma mais detalhada.
A solução tecnológica está alicerçada em inteligência artificial e num processamento de linguagem natural, com base numa série de conversas, artigos, livros, páginas da internet, publicações, entre outros. Todavia, como as fontes de informação não estão especificadas não é possível apurar a origem da resposta gerada sendo por isso às vezes algo questionável a fiabilidade da informação dada. Nem sempre as respostas estão absolutamente corretas, mas o nível de precisão e veracidade das informações dadas é verdadeiramente impressionante e muito interessante para se ter um esqueleto de onde se pode começar a produzir um conteúdo de qualidade.
O ChatGPT como Tecnologia Geradora de Conteúdo para Websites
O ChatGPT é uma tecnologia de última geração que permite que os utilizadores produzam conteúdos escritos para websites de forma mais rápida e eficiente. Esta tecnologia usa modelos de linguagem treinados para gerar conteúdos escritos de alta qualidade que podem ser georreferenciados e personalizados para um website específico.
A utilização do ChatGPT para produzir conteúdos para websites é extremamente vantajosa. O processo de criação de conteúdo é muito mais rápido e eficiente. Com a ajuda do ChatGPT, os criadores de conteúdo podem escrever conteúdos mais curtos e focados, que são mais atraentes para os leitores. Além disso, podem rapidamente gerar conteúdos georreferenciados, até mesmo sobre temas muito específicos que exigem conhecimento técnico especializado.
A IA Pode Substituir o Ser Humano na Produção de Conteúdos?
A resposta é não. Embora a inteligência artificial possa ajudar o ser humano na produção de conteúdos, ela ainda não pode substituí-lo totalmente. A inteligência artificial não é capaz de criar conteúdos originais, pois depende do conhecimento humano para os criar e nem sempre as respostas estão absolutamente corretas. Além disso, os conteúdos criados por inteligência artificial podem surgir descontextualizados, pouco inspiradores e desinteressantes para o público-alvo.
Por estes motivos, haverá sempre a necessidade de intervenção de um ser humano para validar o conteúdo antes de o tornar público. O ser humano terá a sua vida facilitada, mas irá sempre desempenhar um papel preponderante na produção e no momento de publicar os conteúdos.
Artigos relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS