Home > Artigos > Como Podem os SIG Ajudar a Reduzir as Emissões dos Transportes?

23-03-2023

Como Podem os SIG Ajudar a Reduzir as Emissões dos Transportes?

Como podem, SIG, ajudar, reduzir, emissões, transportes


Os SIG estão a ser utilizados de muitas maneiras para ajudar a reduzir as emissões de gases nocivos no tráfego rodoviário. Desde o encaminhamento inteligente e a redução do congestionamento até ao incentivo às pessoas para andar de bicicleta ou a pé, ajudando a orientar a política de transportes do governo, os SIG estão a ajudar a tornar o ar mais limpo.


Os SIG têm sido utilizados há muito tempo para melhorar a eficiência de muitos tipos de viagens de veículos em várias indústrias e continua a fazê-lo. Ao analisar enormes quantidades de dados de fontes variadas, melhores decisões logísticas e de roteamento podem ser tomadas, reduzindo o tempo geral de viagem, reduzindo os custos de combustível e consequentemente, reduzindo a poluição.

 

Um bom exemplo foi posto em prática por uma grande cadeia de supermercados europeia que utilizou um SIG para reduzir as emissões de CO2 da sua frota de veículos, integrando vários fluxos de dados relacionados às emissões - criando uma visualização de imagem geral que capacitou a tomada de decisões inteligentes.

 

Usando um algoritmo que contabilizava os efeitos da inclinação da estrada, velocidade, fator de carga e outros parâmetros, foi capaz de calcular as emissões para cada tipo de motor da sua frota, do diesel ao elétrico, em todas as rotas de transporte.

 

Ao alimentar estas informações em mapas inteligentes, a empresa previu com confiança qual a motorização mais eficiente para cada rota, identificando ajustes para otimizar o desempenho da frota, eliminar as emissões de carbono e reduzir custos.

 

A redução das emissões de CO2 dos seus veículos permitiu à empresa potenciar a sua vantagem competitiva tanto como marca como operador eficiente.

 

Artigos relacionados:

 

 

 

 

👉 Follow @niuGIS