Home > Artigos > Uso de Drones para Cálculo do Volume de Rocha Extraída

14-03-2023

Uso de Drones para Cálculo do Volume de Rocha Extraída

Uso, Drones, Cálculo, Volume, Rocha, Extraída


O cálculo de volumes em pedreiras, usando técnicas de fotogrametria a partir de fotografias obtidas por drone, envolve vários passos. Mesmo assim é uma técnica extremamente útil e eficiente, mesmo quando comparada com as técnicas tradicionais, e pode funcionar como um complemento das mesmas. Afinal, o cruzamento de diferentes técnicas para fazer a mesma medição proporciona-nos sempre uma maior certeza no resultado obtido.


O primeiro passo é a captura das imagens aéreas da pedreira usando o drone. As imagens nadir (imagens obtidas na vertical do ponto do terreno) devem ser tiradas com sobreposições significativas para permitir a criação de um modelo tridimensional. Outra opção é a utilização de fotografia oblíqua, a qual permite retratar melhor as paredes verticais, as quais escapam frequentemente à fotografia nadir.

 

Em seguida, as imagens são processadas usando software de fotogrametria, que permite a criação de um modelo 3D da pedreira, recorrendo a uma nuvem de pontos. Esse modelo é criado a partir da sobreposição das fotografias aéreas e do uso de técnicas de reconstrução de superfícies.

 

Após a criação do modelo 3D, é possível calcular o volume da pedreira num determinado momento do tempo. O volume pode ser calculado comparando o modelo tridimensional da pedreira em dois momentos diferentes, por exemplo, o modelo criado antes e depois da extração de rochas. Uma prática continuada de produção de modelos ao longo do tempo, com regularidade, proporciona uma forma objetiva de aferir a evolução temporal.

 

O software de fotogrametria permite gerar modelos de nuvem de pontos, os quais proporcionam uma análise mais detalhada da pedreira e das características do terreno, sendo então possível extrair informações como a altura das rochas, a inclinação do terreno e a localização de áreas perigosas, diretamente a partir desses modelos.

 

Uso, Drones, Cálculo, Volume, Rocha, ExtraídaUso, Drones, Cálculo, Volume, Rocha, Extraída

 

Em resumo, este fluxo de trabalho completo envolve o processamento das imagens, usando software de fotogrametria, seguido de uma posterior análise dos modelos tridimensionais gerados. A fotogrametria é uma técnica poderosa que permite obter informações precisas e detalhadas sobre a pedreira, facilitando a gestão e maximizando a produtividade da extração de rochas.

 

Artigos relacionados:

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS