06-02-2023
Sismo que Atingiu a Turquia e a Síria - Importância das Placas Tectónicas
Um forte terremoto de magnitude 7,8 na escala de Richter atingiu a Turquia e a Síria esta madrugada de segunda-feira, região cravada entre duas placas tectónicas (Euroasiática e Arábica) e por isso uma das regiões do mundo com maior atividade sísmica.
Segundo os serviços geológicos dos Estados Unidos e da Alemanha, que a nível mundial motorizam este tipo de fenómenos, o terramoto ocorreu às 04:17h (01:17h de Portugal) e o epicentro foi registado na região entre as cidades de Gaziantepe e Kahramanmaras a uma profundidade estimada entre 10 a 24 km. Segundo a agência Associated Press, cerca de 10 minutos depois do primeiro, sentiram-se sismos secundários de magnitudes que chegaram aos 6,7 na escala de Richter.
A Turquia está sobre o encontro de várias placas tectónicas, uma espécie de blocos que flutuam sobre o manto (uma das camadas do interior da terra ver imagens). As placas tectónicas são gigantescos blocos que compõem a camada sólida externa da Terra.
Como se pode ver na imagem apresentada, a Terra é divida em camadas. A camada mais externa, chamada de litosfera (crosta continental e oceânica), rígida e resistente, é fragmentada em placas que deslizam, colidem, convergem ou se separam à medida que se movem sobre o manto (camada viscosa e adaptável).
Estes "blocos" estão em constante movimento, podendo mexer-se de forma divergente (as placas afastam-se umas das outras), de forma convergente (colisão de diferentes placas), ou transformante (movendo-se lateralmente), estes dois últimos movimentos costumam causar terremotos.
Num constante processo de criação e destruição, novas placas são criadas onde se afastam e recicladas onde convergem. Os continentes cravados na crosta migram junto com as placas que estão em movimento. Esta é a teoria da Tectónica de Placas, que descreve e examina o movimento das placas tectónicas e as forças que atuam entre elas, através de sua relação com o sistema de convecção do manto.
O planeta Terra está dividido em 55 placas tectónicas, sendo 15 principais e 40 menores. As 15 principais placas são as seguintes: Africana; Antártida; Arábica; Australiana; Caraíbas; Cocos; Euroasiática; Filipinas; Indiana; Juan de Fuca; Nazca; Norte-americana; Pacífico; Scotia; Sul-americana.
Artigos Relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS