12-01-2023
O que é ML e Aplicação à Administração Pública
Machine Learning é o termo adotado para nomear a área de inteligência artificial responsável por desenvolver algoritmos capazes de ensinar uma máquina a desempenhar tarefas de forma automática.
A utilização de ML permite identificar e reproduzir padrões de um grande volume de dados (Big Data) para compor um modelo de aprendizagem, ou seja, suportado em tecnologia e na visualização computacional de dados, as máquinas tornam-se capazes de reproduzir exemplos, experiências diretas ou por instrução sem a necessidade de novas programações.
A ideia central da tecnologia assenta no princípio de que uma vez ensinada a máquina, de forma inteligente, a mesma é capaz de resolver tarefas simples, complexas ou dinâmicas e ganhar mais previsibilidade sobre os resultados esperados.
Na prática, com o uso correto do ML é esperado que seja possível analisar um grande volume de dados com mais agilidade, mesmo que a complexidade seja elevada. O ML oferece uma análise de dados mais rápida e precisa, em tempo real, capaz de não só de contribuir para tomadas de decisão mais assertivas, mas também para a diminuição das intervenções humanas e dos riscos de falhas de interpretação.
Aplicar ML na Administração Pública
A fim de tornar os processos mais ágeis, a pouco e pouco, assistimos à transformação digital da administração pública e à incorporação de ML nos novos projetos que vão sendo implementados.
Quando aplicada no setor público, a tecnologia de ML pode ser um grande trunfo para os gestores que procuram desburocratizar o atendimento, otimizar os processos, facilitar a análise de risco, proporcionar mais transparência, além de emitir relatórios e gráficos que ajudam à tomada de decisões e assim facilitar a gestão e a satisfação da população em geral.
Artigos relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS