10-01-2023
Cidades Inteligentes e Gémeos Digitais
A aplicação dos conceitos das Cidades Inteligentes é fundamental para uma utilização sustentável dos recursos do planeta. Com estes conceitos poderemos consumir menos e sermos mais eficientes na reutilização da informação que está disponível, não desperdiçando energia. É aqui que está a chave para uma utilização mais racional dos recursos que temos, sejam eles destinados a bens alimentares, roupa ou habitação, e até mesmo informação. Neste ponto entram os conceitos dos Gémeos Digitais, uma representação fiel dos equipamentos físicos, mas através dos quais podemos simular alterações de comportamento em cenários hipotéticos, não necessitando de consumir recursos escassos.
O standard CityGML define um modelo conceptual e um formato de partilha de dados para a representação, armazenamento e troca de modelos virtuais de cidades em 3D. Este modelo facilita a integração de dados geográficos urbanos com uma panóplia de aplicações, no mundo das Cidades Inteligentes e dos Gémeos Digitais Urbanos, incluindo:
A atual versão CityGML 3.0 é uma evolução das versões anteriores 1.0 e 2.0 do CityGML. Enquanto as versões anteriores padronizaram um formato de troca GML, o CityGML 3.0 padronizou o modelo de informação subjacente e pode ser implementado numa variedade de tecnologias.
O CityGML 3.0 Conceptual Model Standard descreve um modelo de informação semântica comum para a representação de objetos urbanos 3D. A principal função deste modelo é definir a interpretação humana dos objetos de dados modelados, bem como sua representação geométrica e relacionamentos com as outras entidades.
Artigos Relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS