20-10-2022
O que é um Mapa de Base?
Um mapa, geralmente, é uma representação geográfica e geológica dos elementos da superfície da Terra numa forma visual que seja relativamente simples de interpretar e compreender. Um mapa típico é composto por um conjunto mais ou menos complexo de camadas (em inglês, layers), com as mais diversas informações. Entre estas camadas, destacamos hoje uma que é designada como camada de fundo relativamente a todas as outras camadas, à qual chamamos camada de base.
Uma camada de base é, regra geral, uma imagem com a representação essencial do contexto do local que está a ser mostrado, em relação às outras camadas existentes no mapa. Normalmente estas camadas contêm referências do terreno, tais como montanhas, cursos de água (mares, lagos, rios) e também as principais vias de comunicação.
Por outras palavras, um mapa base é uma camada com informação geográfica que serve como fundo do mapa, ou seja, fornece o contexto geográfico para as layers adicionais, que são sobrepostas a este mapa base. São constituídos, normalmente, por entidades geográficas que não se alteram com frequência (ex: limites administrativos, rios, lagos, ruas e estradas). Sobre o mapa base, são normalmente adicionadas layers correspondentes a diferentes categorias de informação, temas ou disciplinas específicas que servem de suporte às análises.
As imagens seguintes são 4 exemplos de mapas base de um mesmo local:
1) Imagens de Satélite:
Fotografias do tereno que abrangem grandes áreas de superfície terrestre. São tiradas por satélites em orbita da terra. Servem para dar o contexto de uma grande área e também permitir visualizar a evolução do desenvolvimento natural e humano desta.
2) Ortofotomapas:
Conjuntos de imagens ortorretificadas, normalmente tiradas a partir de meios aéreos (aviões ou drones). São imagens com nível de detalhe superior às de satélite, permitindo um maior detalhe da área de terreno.
3) Mapas Topográficos:
Imagens que têm origem em dados vetoriais, onde são representadas apenas entidades relevantes para o contexto. O resultado é uma imagem mais técnica e limpa e mais adequada a certos tipos de dados.
4) Mapas de elevação de terreno:
São imagens com linhas que representam as diferenças de elevação no terreno. Cada linha representa um valor com variação constante de altitude (em relação ao nível médio do mar) de forma a ficar percetível num mapa bidimensional.
Conclusão:
Seja qual for o tipo de imagem de base, esta assume sempre num mapa um papel de extrema importância. Para o enquadramento geral dos dados e para contextualizar a área que está a ser mostrada no mapa, os mapas de base são essenciais.
Artigos Relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS