07-10-2022
Quem foi Eratóstenes de Cirene?
Eratóstenes de Cirene, considerado o pai da Geografia e também da Geografia Matemática, era filósofo, geógrafo, astrónomo e matemático da Grécia Antiga o que mostra uma ligação direta entre a matemática e a geografia desde a sua génese.
Com grande foco na superfície da Terra, temos a Geografia Matemática que estuda a representação matemática da Terra e sua relação com o sol e a lua.
Esta disciplina inclui ramos como Geomática, Geoestatística, Análise espacial, Sistemas de Informação Geográfica (SIG), Sistemas de posicionamento por satélite, entre outros.
Esta relação entre geografia e matemática não existia apenas nos tempos primórdios das sociedades clássicas, ela está presente até os dias de hoje, como por exemplo na demografia com cálculos de diversas taxas populacionais, na climatologia determinando estatísticas e probabilidades nas variações climáticas, nos SIG onde é necessário uma modelação matemática de diversos fenómenos da superfície terrestre, entre várias outros exemplos.
Tal como referido, Eratóstenes foi também considerado o fundador da disciplina geografia por ter publicado uma obra chamada Geográfica na qual estabelece um vocabulário próprio (tais como as palavras geografia e geógrafo) para a disciplina antes tida como apenas técnica. Nesta obra Eratóstenes afirma que Homero teria sido o primeiro geógrafo, em razão deste último ter feito descrições topológicas e climáticas de determinados locais e regiões na antiguidade.
Eratóstenes associa Anaximandro com a origem da Cartografia, apesar de a técnica ter sido originada em Mileto no século VI a.C.. Na Geográfica, que tinha três volumes e que conta hoje com apenas 155 fragmentos, o autor utiliza de descrições de viagens e expedições feitas por compatriotas, a maior parte desses viveu na época de Alexandre o Grande, para formular o que seria um mapa do mundo existente na época (ver imagem).
Artigos relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS