19-09-2022
O que é a Commonwealth - Homenagem à Rainha Isabel II
Todos os meios de comunicação estão focados no acontecimento do dia: as cerimónias fúnebres de despedida de sua Majestade a Rainha Isabel II. Vivemos um dia histórico e o nosso post visa também prestar-lhe a nossa homenagem.
São muitos os Líderes de todo o mundo a estrem presentes em Londres. O presidente da República português já esteve ontem em Westminster para uma última homenagem a Isabel II. Segundo o governo britânico, houve cidadãos que enfrentaram uma fila gigantesca de mais de 13 horas para chegar até ao Westminster Hall.
O último funeral de um Rei do Reino Unido e Chefe da Comunidade das Nações (Commonwealth) aconteceu em 1952. Setenta anos depois, o mundo mudou muito e os britânicos também, mas ainda assim há bastantes semelhanças entre as cerimónias fúnebres de Isabel II e de Jorge VI. A emoção do povo é idêntica e o protocolo também.
Para os membros da Commonwealth apagou-se um grande farol da Comunidade. Depois de uma longa vida de fé, dever e serviço, Sua Majestade foi uma pessoa extraordinária, uma presença constante e um exemplo de guia e serviço. Ao longo do seu reinado de sete décadas de mudanças e desafios extraordinários, Sua Majestade foi o expoente máximo do dever, estabilidade, sabedoria e graça.
A Comunidade das Nações (em inglês Commonwealth) é uma organização intergovernamental composta por 56 países membros independentes (ver última imagem deste post). Todas as nações membros da organização, com exceção de Gabão e Togo (ex-colónias do Império Francês), de Moçambique (ex-colónia do Império Português) e Ruanda (ex-colónia dos Impérios Alemão e Belga), faziam parte do Império Britânico, do qual se separaram.
Artigos Relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS