Home > Artigos > Web Services - Criar para quê - 2 de 3?

14-09-2022

Web Services - Criar para quê - 2 de 3?

Web Services – Criar - para quê


Imagine que existia a necessidade de criar um sistema que comunicasse com a um conjunto distinto de dispositivos para aceder a uma determinada informação sobre a temperatura, nível de CO2, humidade, etc. dentro de um determinado edifício, isto é, a partir de qualquer dispositivo, independentemente do sistema operativo, conseguir aceder a essa informação de forma transparente e sem complicações.


O que havia a fazer era criar (numa determinada máquina dentro daquele edifício com um sensor de temperatura, CO2, ou humidade), um Web Service (independente da linguagem de programação) que poderia informar o registo atual e a média do dia desses parâmetros.

 

Tendo em consideração esta informação, através de um único método ou através de dois métodos diferentes, poderíamos disponibilizar esses dados a qualquer cliente do mundo através do nosso Web Service, onde esses nossos clientes solicitariam um ou outro método, conforme a sua necessidade.

 

Como aplicação cliente, estamos a falar de aplicações para Android, iOS, uma simples página web ou até aplicações desktop.

 

Artigos relacionados:

 

 

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


Contacte-nos 214 213 262

Informações