Home > Artigos > Machine Learning e a Rotulagem de Dados

23-08-2022

Machine Learning e a Rotulagem de Dados

Machine - Learning - Rotulagem - Dados


Nos últimos anos são muitas as empresas a fazerem investimentos avultados em Machine Learning e é atualmente uma das áreas de pesquisa mais ativas no campo da inteligência artificial (IA). O principal objetivo da pesquisa no campo do Machine Learning é criar máquinas ou computadores inteligentes e autoconscientes capazes de replicar as habilidades cognitivas humanas e adquirir conhecimento por conta própria.


A IA alimenta-se de grandes quantidades de dados e aproveita o Machine Learning (ML), o Deep Learning (DL) e o Natural Language Processing (NLP) para aprender e evoluir continuamente. A rotulagem de dados torna os dados relacionados com objetos específicos reconhecíveis para motores de IA. A identificação de objetos em ambientes de texto, imagens, scans, etc. permite que algoritmos de Machine Learning interpretem os dados rotulados e sejam treinados para resolver situações reais.

 

A tarefa de rotulagem de dados deve atender a dois parâmetros essenciais: qualidade e precisão. Afinal de contas, estes são os dados que validam e treinam os modelos de IA e ML. A rotulagem de dados permite não só pensar e validar mais rápido, mas também de forma mais inteligente os resultados do modelo.

 

Todos os dias, os humanos ensinam os computadores a resolver muitos problemas novos e interessantes, como reproduzir a sua lista de música favorita, mostrar a rota de acesso ao restaurante mais próximo, etc.

 

Machine - Learning - Rotulagem - Dados

 

Mas ainda há muitas coisas que os computadores não conseguem fazer, particularmente no contexto da compreensão do comportamento humano. Os métodos estatísticos provaram ser um meio eficaz de abordar estes problemas, mas as técnicas de Machine Learning funcionam melhor quando os algoritmos são fornecidos com ponteiros orientados para o que é verdadeiramente relevante e significativo num conjunto de dados restrito, em vez de grandes volumes de dados.

 

No contexto do processamento de dados, estes ponteiros geralmente vêm na forma de rótulos de dados disponíveis em diferentes formatos. A rotulagem de dados é um elemento fundamental do Machine Learning que ajuda as máquinas a reconhecer imagens, textos e vídeos.

 

Artigos relacionados:

 

 

 

 

 

 

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


04-05-2022