03-08-2022
Ferramentas GDAL/OGR - Ferramentas de Conversão de Formatos - 3 de 4
De forma semelhante às ferramentas de informação, para fazer a conversão entre os diversos formatos, existem duas ferramentas diferentes para tratar dados raster e vetor. Assim, para os dados raster existe a ferramenta gdal_translate e para os dados vetoriais existe a ferramenta ogr2ogr. Ambas permitem transformar um formato de dados suportado para outro também suportado, tendo sempre em conta as limitações específicas de cada um.
ogr2ogr
Esta ferramenta permite a conversão de dados espaciais vetoriais de um formato para outro compatível. É possível usar filtros para escolher quais os dados a converter e também converter sistemas de coordenadas
Exemplo de uso:
ogr2ogr -f "ESRI Shapefile" mydata.shp PG:"host=myhost user=myloginname dbname=mydbname password=mypassword" "mytable"
Opções uteis:
-where: permite o filtro de dados específicos usando uma cláusula WHERE (comum em linguagens SQL)
-update e -append: permitem indicar se pretendemos atualizar ou acrescentar dados para uma conversão já feita previamente
gdal_translate
Esta ferramenta complexa permite a conversão de dados raster de um formato para outro. Para além da conversão, permite que sejam efetuados diversos tipos de processamento antes de obter o resultado final.
Exemplo de uso:
gdal_translate -of GTiff input.cub output.tif
Opções uteis:
-co: permite usar parâmetros específicos de um formato, como por exemplo usar uma compressão (COMPRESS=JPEG)
-r [algoritmo]: permite escolher o algoritmo de resample (recreação dos pixéis da imagem), como por exemplo: bilinear, cubic, lanczos, entre outros.
Artigos Relacionados:
RELACIONADAS