Home > Artigos > Técnicas de Interpretação Visual de Imagens - Fotointerpretação e Fotogrametria

29-07-2022

Técnicas de Interpretação Visual de Imagens - Fotointerpretação e Fotogrametria

Técnicas - Interpretação - Visual - Imagens - Fotointerpretação - Fotogrametria


Hoje, as imagens de satélite e fotografias aéreas fazem parte do nosso quotidiano. Estão em todos os meios de comunicação. Sem termos consciência disso somos observadores a desenvolver a nossa competência de interpretação de imagens. Somos leitores a analisar a paisagem de uma forma diferente, de um angulo e ponto mais alto e, assim, a aumentar o nosso campo de visão.


A observação das paisagens realiza-se de diferentes formas e cada uma favorece a identificação e a interpretação de objetos ou fenómenos. As técnicas de interpretação visual de imagens são amplamente utilizadas nos estudos sobre as paisagens e exigem o treino do utilizador.

 

As técnicas de interpretação visual de imagens de satélite ou de fotointerpretação fazem parte do sistema de análise de dados em Deteção Remota. Esta análise pode ser desenvolvida por diferentes técnicas, entre as quais, a fotointerpretação a e fotogrametria.

 

  • Fotointerpretação

 

Consiste na técnica de identificação e determinação de objetos por meio de fotografias, deduzindo o seu significado e produzindo informações qualitativas. A fotointerpretação difere na fotogrametria no que se refere ao tratamento do dado e é fundamental na elaboração de mapas temáticos (Ex.: geomorfologia, vegetação, uso do solo, etc.).

 

Por outras palavras, consiste em obter dados qualitativos a partir da análise das fotografias e de imagens de satélite. Devido ao grande volume de trabalhos nesta área, convencionou-se classificá-la dentro da área da Deteção Remota.

 

  • Fotogrametria (métrica)

 

Já a fotogrametria obtém medidas precisas de objetos, referindo-se aos métodos de extração das fotografias de informações geométricas e quantitativas, como coordenadas, áreas, etc.., a partir dos quais são elaborados os mapas e cartas topográficas.

 

Definido como a arte, ciência e tecnologia de obtenção de informação confiável sobre objetos físicos e o meio ambiente através de processos de gravação, medição e interpretação de imagens fotográficas e padrões de energia eletromagnética radiante e outras fontes.

 

A fotogrametria está relacionada com a precisão / exatidão posicional e geométrica dos objetos, aspeto quantitativo, enquanto a fotointerpretação está relacionado com a significância do objeto, aspeto qualitativo.

 

Na verdade, no que se refere à cartografia, tanto os aspetos qualitativos como quantitativos dos dados são importantes e seu grau de precisão / exatidão e/ou detalhe dependem da escala do mapeamento.

 

Estas técnicas são meios de apreensão e de estudo da paisagem e são aplicadas em diferentes temáticas.

 

Artigos Relacionados:

 

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações