Home > Artigos > Ferramentas GDAL/OGR - Visão Geral (1 de 4)

28-07-2022

Ferramentas GDAL/OGR - Visão Geral (1 de 4)

Ferramentas - GDAL - OGR - Visão - Geral


GDAL (Geospatial Data Abstraction Library) é uma biblioteca open source cujo objetivo é tratar e processar dados geoespaciais em formato de vetor e imagem (comumente designadas por raster).


O projeto é mantido e gerido por uma organização não-governamental chamada OSGeo (Open Source Geospatial Foundation) e conta com o apoio de cerca de 30 mil voluntários.

 

Originalmente, o GDAL foi criado para tratar apenas dados em raster, sendo que, posteriormente, foram acrescentadas funções à biblioteca ferramentas OGR, que permitiram trabalhar também dados vetoriais.

 

Sendo uma biblioteca de código aberto, está disponível para várias plataformas e sistemas operativos, o que permite que seja facilmente instalada e usada por um vasto leque de utilizadores.

 

As ferramentas que esta disponibiliza são principalmente comandos numa consola / terminal, o que permite não só a utilização direta, como também a integração em tarefas recorrentes (batch).

 

Para além disso existem também diversas APIs disponibilizadas que permitem uma fácil integração com outras aplicações já existentes.

 

Artigos relacionados:

 

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações