Home > Artigos > Processamento e Análise de Imagens

26-07-2022

Processamento e Análise de Imagens

Processamento - Análise - Imagens


Para tirar o máximo benefício dos dados de Deteção Remota, temos que ser capazes de extrair o completo significado da informação existente na imagem. A interpretação e análise da imagem de deteção remota envolve a identificação do alvo (objeto ou característica na superfície da Terra).


Podemos extrair as informações e análises por método manual ou auxiliado por computador. Antes de recorrer a técnicas assistidas por computador, o melhor é extrair e identificar manualmente o objeto ou características pela via da Interpretação Visual. Muita da identificação e interpretação de alvos em deteção remota é feitas por interpretação visual, ou seja, interpretação humana. As técnicas auxiliares por computador (Processamento Digital de Imagem) estão a simplificar a interpretação visual e podem ser utilizadas para aperfeiçoar os dados, como por exemplo aumentar o brilho dos dados.


Hoje, a maioria dos dados de deteção remota é gravada em formatos digitais. Estes dados são armazenados em vários formatos, como BSQ (Band sequential), BIL (Band Interleaved by Line) e BIP (Band Interleaved by Pixel), etc., e estas imagens atravessam várias etapas de processamento de imagem. O processamento digital de imagens envolve vários procedimentos, incluindo correção de dados, aperfeiçoamentos de imagem para melhor visualização, classificação totalmente automatizada ou classificação computadorizada auxiliada por intérprete das imagens e assim por diante.


As condições mínimas exigidas para um sistema de processamento de imagem assentam essencialmente num computador com características de hardware adequadas capaz de dar resposta ao processamento de imagem e um bom software de imagem de deteção remota (em formato digital). Várias soluções de software comercial estão disponíveis no mercado. A conjugação destes componentes é habitualmente conhecido com Sistema de Processamento e Análise de Imagens.

 

Artigos Relacionados:

 

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART
19-07-2021