Home > Artigos > Os SIG, a Proteção Civil e a Prevenção de Incêndios Florestais

22-07-2022

Os SIG, a Proteção Civil e a Prevenção de Incêndios Florestais

SIG - Proteção - Civil - Prevenção - Incêndios - Florestais


Todos sabemos que as intervenções em proteção civil são complexas e exigentes e que muitas vezes exigem intervenções tecnicamente diferenciadas.


As alterações climáticas, o abandono dos terrenos florestais e agrícolas, a falta de ordenamento no território e a escassez de meios são os grandes fatores que impulsionam o aparecimento de grandes incêndios florestais, que infelizmente se têm tornado devastadores.

 

Cada vez mais, é visível que a tecnologia tem um papel fundamental nos Sistemas de Apoio à Decisão, permitindo aos decisores terem acesso a informação geoespacial do nosso território de uma forma simples e rápida.


A utilização dos SIG - Sistemas de Informação Geográfica permite não só um melhor conhecimento e gestão da informação do território (planos diretores municipais, planos de emergência, ordenamento do território, defesa da floresta contra incêndios, entre outros.), mas também a leitura e uso de informação mais complexa como o cálculo da suscetibilidade, perigosidade e risco de incêndio florestal ou até mesmo na previsão de comportamento do fogo.


Agentes - Proteção - Civil


Pelas potencialidades técnicas que podem ser desenvolvidas e implementadas, é inquestionável que a adoção deste tipo de tecnologia permite a implementação de novas formas de trabalho e assim, o tratamento e produção interna de informação de interesse operacional capaz de contribuir para uma maior colaboração e consolidação técnica dos agentes da proteção civil.


Artigos Relacionados:

 

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações