15-07-2022
Caminhos de Ferro
O Transporte ferroviário é a entrega de pessoas ou bens, entre dois locais geograficamente separados, efetuada por um comboio. O comboio circula numa via-férrea composta por carris dispostos ao longo de um percurso.
Este meio de transporte emergiu na Europa, mais precisamente na Inglaterra, no século XIX. As locomotivas eram movidas a vapor, gerado a partir da queima de carvão mineral. Após o surgimento deste transporte, rapidamente espalhou-se para outros pontos do mundo.
Os Caminhos de Ferro e a História Portuguesa
A primeira viagem de comboio em Portugal foi a 28 de outubro de 1856 entre Lisboa e o Carregado. A rede ferroviária expandiu-se depressa nos anos seguintes. Em 1861 o comboio chega à fronteira com Espanha, em Badajoz, e no ano seguinte é assegurada a ligação entre Lisboa e o Porto.
As primeiras automotoras a diesel chegam em 1948 e anuncia-se o fim das locomotivas a vapor. Poucos anos depois os comboios passam a utilizar a eletricidade e, mais recentemente, o sistema de transporte passa a estar muito dependente de sistemas informáticos.
Vantagens e Desvantagens do Transporte Ferroviário
Embora os investimentos para a construção e implementação das linhas férreas sejam altos, os transportes ferroviários são mais seguros, de baixo impacto ambiental e possuem um custo operacional e de manutenção relativamente baixos.
Possui maior capacidade de carga (em relação aos transportes rodoviários e aéreos), além de percorrer grandes distâncias com baixo consumo de energia.
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS