12-07-2022
Como Funciona a Análise da Visão Computacional
O elemento mais pequeno que compõe qualquer imagem é o pixel e a conjugação sequencial e estruturada desses pixéis cria uma imagem. O sistema quando captura uma imagem, examina cada pixel, a sua posição relativa e a respetiva cor associada (RGB Red, Green and Blue).
O algoritmo analisa estes fatores e aprende, passando a reconhecer imagens baseado em valores numéricos. Isto significa que o sistema consegue identificar padrões em imagens por meio da análise desses valores, o que possibilita a comparação de imagens semelhantes.
Estes algoritmos de deep learning (inteligência artificial / learning machine) que extraem características dos datasets das imagens por meio da aplicação de filtros utilizam camadas de redes neurais para reconhecer essas imagens e classificá-las - as chamadas Redes Neurais Convolucionais (CNN - Convolutional Neural Network).
Na saúde usa-se esta metodologia com algoritmos específicos, recorrendo a um grande número de fotografias clínicas, para o diagnóstico da retinopatia diabética e do cancro da pele, com resultados muito precisos e comparáveis aos clínicos especializados.
De forma resumida, embora possa variar de acordo com a aplicação e o objetivo, a visão computacional possui as seguintes etapas típicas:
Artigos relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS