Home > Artigos > Como funciona a análise da visão computacional

12-07-2022

Como funciona a análise da visão computacional

Como funciona - Análise - Visão Computacional


O elemento mais pequeno que compõe qualquer imagem é o pixel e a conjugação sequencial e estruturada desses pixéis cria uma imagem. O sistema quando captura uma imagem, examina cada pixel, a sua posição relativa e a respetiva cor associada (RGB – Red, Green and Blue).


O algoritmo analisa estes fatores e aprende, passando a reconhecer imagens baseado em valores numéricos. Isto significa que o sistema consegue identificar padrões em imagens por meio da análise desses valores, o que possibilita a comparação de imagens semelhantes.

 

Estes algoritmos de deep learning (inteligência artificial / learning machine) que extraem características dos datasets das imagens por meio da aplicação de filtros utilizam camadas de redes neurais para reconhecer essas imagens e classificá-las - as chamadas Redes Neurais Convolucionais (CNN - Convolutional Neural Network).

 

Na saúde usa-se esta metodologia com algoritmos específicos, recorrendo a um grande número de fotografias clínicas, para o diagnóstico da retinopatia diabética e do cancro da pele, com resultados muito precisos e comparáveis aos clínicos especializados.

 

De forma resumida, embora possa variar de acordo com a aplicação e o objetivo, a visão computacional possui as seguintes etapas típicas:

 

  • Aquisição da imagem: por meio de câmeras e sensores, são captadas imagens, que podem ser bi ou tridimensionais. A máquina intercepta os pixels para identificar as cores, a intensidade da luz, profundidade, etc.

 

  • Pré-processamento: o sistema processa a imagem para assegurar a qualidade da análise - Envolve etapas como a redução de ruídos, ajuste de contraste, entre outros.

 

  • Extração de características: reconhecimento das características matemáticas da imagem, como texturas, formatos e movimentos. Este tipo de reconhecimento é o que possibilita às máquinas identificar as margens e cantos.

 

  • Deteção e segmentação: trata-se definir a importância relativa de cada região da imagem para o processamento final.

 

  • Processamento: é a etapa onde é feita a classificação do objeto detetado.

 

 

Artigos relacionados:

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


Contacte-nos 214 213 262

Informações