Home > Artigos > O que é a Visão Computacional?

05-07-2022

O que é a Visão Computacional?

O que é - Visão - Computacional


Como todos sabemos, a visão humana possibilita a interpretação de inúmeros aspetos do mundo. Essas perceções são diversas, como por exemplo, ao observar uma árvore na rua, é possível notar diferentes cores, texturas e formatos. Também conseguimos reconhecer características de imagens, como emoções expressas nos rostos das pessoas que constam numa fotografia.


As câmeras estão em todo o lado. Atendendo ao boom das redes sociais, os vídeos e as fotografias tornaram-se os conjuntos de dados mais interessantes para a inteligência artificial. A visão computacional é um dos ramos da inteligência artificial que estuda o processamento de imagens do mundo real por um computador. Por outras palavras, esta área investiga as várias formas de dar às máquinas a capacidade de visualmente interpretar informações.

 

O deep learning, em particular, é utilizado para criar modelos para a visão computacional e é possível treinar estes modelos para capacitar aplicações a serem capazes de reconhecer o que uma imagem (ou um vídeo) representa (um local, um veiculo, um edifício, o género, uma pessoa, …).

 

Uma das muitas vantagens da visão computacional é a possibilidade de implementar um sistema que reduz os custos da empresa. Além disso, é possível aumentar a qualidade dos produtos que a empresa produz. Por ser um sistema específico para cada aplicação, cada caso deve ser analisado, planeado e executado individualmente.

 

A aplicação da visão computacional estende-se, também, para o reconhecimento de padrões que iniciam processos automatizados, como na identificação de etiquetas, códigos, letras e números impressos.

 

Artigos relacionados:

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


Contacte-nos 214 213 262

Informações