Home > Artigos > A importância das Fontes de Dados

24-06-2022

A importância das Fontes de Dados

Importância - Fontes - Dados


Aquando da implementação de um projeto SIG há sempre um aspeto fundamental a acautelar que consiste em saber quais as fontes de dados disponíveis e, a partir daí, tentar perceber como são obtidos os dados, como são inferidos outros dados e qual a qualidade associada aos dados.


Dados obtidos:

São os dados recolhidos diretamente pelo trabalho de campo (levantamento topográfico convencional, armazenados na memória do dispositivo recetor de GPS - satélite, avião, drone, smartphone, etc.). É a fonte de dados de maior confiança desde que se saiba concretamente a que se referem os dados e se tenha mecanismos de verificação do grau de erro dos resultados obtidos. Há também que ter um cuidado adicional na transcrição das anotações dos trabalhos de campo visto que os enganos são de vária ordem e muito frequentes.

 

Dados Inferidos:

São dados calculados a partir de outros dados. Podemos citar o exemplo de um tipo de cultura num dado campo, o qual foi inferido através do valor de radiância (neste caso refletância) numa imagem raster. Na utilização de dados inferidos é importante nos apercebermos dos dados que estão na base da inferência efetuada, bem como o modelo de inferência utilizado para, desse modo, concluirmos acerca do grau de erro e de exatidão dos dados.

 

Dados Importados:

São dados provenientes de uma fonte exterior, a qual já tem no seu conteúdo a informação relevante para o projeto sem ser necessário inferências suplementares. Também aqui é necessário saber qual o processo de conversão ou importação de dados que foi efetuado e qual a manipulação a que os dados foram sujeitos para ficarmos com uma noção do nível confiança dos dados que estão a ser incorporados no SIG. Os metadados assumem, neste aspeto, um significado primordial para nos darem a informação auxiliar acerca do conjunto de dados.

 

Artigos Relacionados:

 

 

👉 Follow @niuGIS

Contacte-nos 214 213 262

Informações