Home > Artigos > Os SIG como principal base tecnológica para o Metaverso

20-06-2022

Os SIG como principal base tecnológica para o Metaverso

SIG - Principal - Base - Tecnológica - Metaverso


No anterior artigo relacionado com o tema Metaverso referimos a importância do conceito e como o mesmo vai revolucionar muitos domínios / moldar o mundo dos negócios, atividades industriais e os nossos estilos de vida pessoais e sociais. No centro dessa revolução estarão os SIG (Sistema de Informações Geográficas) como uma das principais tecnologias de suporte à construção desse mundo, assim como na vida real, onde a conotação geográfica faz parte de 99% do dia-a-dia de uma pessoa.


O principal exemplo de uso do SIG é possibilitar uma experiência imersiva do mundo real neste novo universo, ou seja, integrar diferentes modelos de dados 3D, dados de terrenos, imagens, nuvens de pontos, sensores, realidade aumentada ou realidade virtual, prédios e construções, cidades, entre outros.

 

Para virtualmente visualizar todos estes dados há que recorrer à representação geográfica, ou seja, recorrer a uma plataforma SIG location-based para que seja possível recriar um Gémeo Digital do mundo real (ver artigos publicados sobre este tema).

 

A conjugação de tecnologia SIG com arquitetura 3D já permite a inserção de dados geoespaciais de inúmeras fontes (como dados 3D reais) que são suportados pela plataforma SIG e pela base de dados espacial. Esta conjugação garante a fusão, integração e imersão do mundo real com o mundo virtual, através da modelagem de uma realidade combinada, permitindo a experiência do mundo imersivo.

 

Com a ajuda de diferentes tipos de integração de sistemas, estes mapas estão a ganhar vida. Para além disso a rede de comunicações 5G vai permitir a integração do IoT, do Real Time e a alavancagem da Inteligência Artificial e do Machine Learning com dados 3D para apoiar a rápida tomada de decisões sobre diferentes situações específicas.

 

Entre os exemplos já reais e mais populares temos, na vertente arquitetura e engenharia, aplicações desenvolvidas para facilitar o trabalho de equipas em campo de empresas de utilities que combinam SIG, BIM (Building Information Modeling) e realidade aumentada para gerir todo o cadastro subterrâneo de uma cidade inteligente.

 

A expectativa, no entanto, é oferecer ainda mais qualidade nas representações do mundo real. Nesse sentido a Novageo, com fortes competências SIG, já está a explorar / trabalhar para esse futuro e a investir na construção de aplicações para melhor atender as exigências deste novo mercado, trazendo novas experiências e agregando valor aos negócios ligados ao Metaverso.

 

Artigos Relacionados:

 

 

 

 

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


Contacte-nos 214 213 262

Informações