Home > Artigos > O que é Programação Orientada a Objetos - POO?

21-06-2022

O que é Programação Orientada a Objetos - POO?

O que é - Programação - Orientada - Objetos - POO


Programação Orientada a Objetos (em inglês Object Oriented Programming) é um paradigma de programação baseado no conceito de "objetos", que podem conter dados na forma de campos, também conhecidos como atributos, e códigos, na forma de procedimentos, também conhecidos como métodos. A POO é feita através da interação entre classes, podendo ter vários objetos e métodos, que por sua vez podem conter diversos atributos. Os programas são projetados por meio da composição de objetos que interagem com outros.


A Programação Orientada a Objetos pode ser feita em muitas linguagens de programação, seja ela Python, Java, C#, C++, Php, Dart, etc., e surgiu com o objetivo de reaproveitar o código e de aproximar o mundo virtual ao mundo real, daí vir o nome “objeto”.

 

As duas bases da POO são os conceitos de classe e objeto. Destes dois conceitos, derivam outros extremamente importantes ao paradigma, que não só o definem como são a solução de alguns problemas da programação estruturada. Os conceitos em questão são a abstração, o encapsulamento, a herança e o polimorfismo:

  • A abstração permite imaginar o que esse objeto irá realizar dentro de nosso sistema e deverão ser tidos em consideração: a identidade; as propriedades e métodos;
  • O encapsulamento permite um controlo de acesso às classes, evitando que estas sofram acessos indevidos;
  • A herança, como o nome indica permite “herdar” atributos e métodos entre os objetos dentro das classes. Aqui há também quem defina interfaces que permitem que duas (ou mais) classes com comportamentos comuns possam ser separados numa outra classe “classe comum”, que pode ser "herdada" pelas outras classes - uma interface não é "herdada" por uma classe, mas sim implementada;
  • O polimorfismo permite que duas ou mais classes pertencentes à mesma superclasse possam invocar métodos com a mesma assinatura (nome, tipo, tamanho). Cada uma das classes derivadas da superclasse comporta-se de maneira diferente.

 

O que é - Programação - Orientada - Objetos - POO

 

Design Patterns - GOF: Gang of Four

 

Em POO alguns problemas aparecem com tanta frequência que as soluções tornaram-se padrões de design de sistemas e modelagem de código orientado a objeto. Estes padrões (design patterns) são formas padronizadas de resolver problemas comuns em linguagens orientadas a objetos. Sobre este tema ver em baixo os nossos artigos publicados relacionados com GOF: Gang of Four (principal referência sobre o assunto).

 

Artigos relacionados:

 

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


Contacte-nos 214 213 262

Informações