Home > Artigos > Comunicar dados e informação de forma visual e simples

01-06-2022

Comunicar dados e informação de forma visual e simples

Comunicar - Dados - Informação - Visual - Simples


A importância de comunicar dados e informação de forma visual e compreensível que as pessoas possam realmente entender é tão antiga quanto nós. Desde as pinturas rupestres aos primeiros mapas e gráficos, a visualização de dados e informação mudou o mundo como o conhecemos.


Hoje, informação e dados estão em todo lado (ver os nossos artigos sobre Big Data) e, no entanto, a capacidade de apresentar todos esses dados ainda é uma vertente pouco explorada pelos gestores na fase da tomada de decisões.

 

O ser humano é uma criatura visual por natureza e para termos sucesso nas nossas carreiras, precisamos de desenvolver a competência de contar histórias visuais que emocionem, inspirem e convençam o público.

 

Nos dias que correm as empresas têm acesso a mais dados, de mais fontes, do que nunca. Mas as informações apresentadas, desde a direção até os colaboradores mais jovens, geralmente são reunidas no último minuto e apresentadas em folhas de cálculo complicadas e gráficos de powerpoint utilizados em excesso que ofuscam as perspetivas importantes capazes de alavancar o negócio.

 

Comunicar - Dados - Informação - Visual - Simples

 

Os CEOs mais bem-sucedidos sabem como trabalhar / transformar grandes quantidades de dados muitas vezes contraditórios e reduzi-los às principais perspetivas que qualquer um pode entender. Para ajudá-los, estas perspetivas de dados precisam ser simplificados para que possam ser analisados rapidamente e apresentados da maneira mais simples e mais convincente possível.

 

A visualização de dados surgiu como uma das ferramentas mais poderosas, porque consegue manipular, combinar a complexidade de múltiplos dados vindos de várias fontes e com recurso à forma visual simples apresentar padrões, tendências, histórias significativas.

 

Relacionado com este tema traduzo uma frase muito conhecida de Steve Jobs “Simples pode ser mais difícil que complexo: Temos que trabalhar muito para que o nosso pensamento fique claro e então sermos capazes de tornar o complexo em simples. Mas no final vale a pena, porque uma vez alcançado esse ponto, somos capazes de mover montanhas.”

 

Artigos relacionados:

  

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


Contacte-nos 214 213 262

Informações