24-05-2022
Como Escolher o Dispositivo IoT Mais Adequado?
A tecnologia IoT está a crescer a grande velocidade e existem várias oportunidades de melhoria de negócio para empresas de todos os tamanhos. Com a tecnologia IoT, as empresas estão a entrar num novo mundo onde múltiplas operações (Blockchain) estão a ser processadas remotamente utilizando dados em tempo real (Big Data). As empresas cada vez mais percebem que com recurso a dispositivos de IoT geolocalizados podem afinar processos e desta forma contribuir para uma maior margem de lucro das suas operações.
São muitas as empresas que tendo consciência deste potencial estão a avaliar no mercado os vários tipos de sensores disponíveis ajustados à sua atividade e qual o tipo de informação que pode ser recolhida e monitorizada através desta tecnologia IoT. Mas para fazer este tipo de estudo, muitas pessoas lutam para escolher o dispositivo certo para as necessidades específicas das suas empresas.
Para facilitar este trabalho, eis alguns fatores a ter em consideração:
Precisão
Como acontece com qualquer outro dispositivo, a precisão de um dispositivo IoT, é um fator fundamental para garantir que num local específico o dispositivo a ser adotado funcione de forma eficaz. Por exemplo, sensores que recolhem dados de temperatura em tempo real são úteis para empresas de biotecnologia.
Custo
Medir o custo de um dispositivo IoT em termos de retorno do investimento é também um aspeto importante na tomada de decisão.
Segurança
Dispositivos IoT conectados a redes empresariais são vulneráveis a muitas ameaças de segurança. As empresas devem pesquisar e verificar os padrões de segurança do dispositivo antes de o incorporar no negócio.
Conectividade
No ecossistema IoT, a conectividade é um fator crítico. As redes IoT usam vários protocolos de comunicação diferentes, incluindo protocolos de curto alcance. Exemplos disso são o Bluetooth, Wi-Fi ou protocolos de rádio de longo alcance.
Artigos relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS