Home > Artigos > Cadastro Intermunicipal - Visão Global dos Equipamentos e Redes (CIRA - INSPIRE 2 de 2)

16-05-2022

Cadastro Intermunicipal - Visão Global dos Equipamentos e Redes (CIRA - INSPIRE 2 de 2)

Cadastro - Intermunicipal - Visão - Global - Equipamentos - Redes - CIRA - INSPIRE


Na sequência do nosso post de ontem e ainda relacionado com o projeto Região de Aveiro Digital – As Novas Funcionalidades ao Serviço do Cidadão, fazemos um breve resumo da exposição realizada pela nossa colega (Bianca Alberto) a participação da Novageo no projeto.


O trabalho desenvolvido criou uma infraestrutura tecnológica que alicerçada na Diretiva INSPIRE (Diretiva Europeia que visa a harmonização dos dados geográficos) suportasse o cadastro intermunicipal dos 11 municípios + CIRA (Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro) e assim permitir uma visão global dos equipamentos e redes de Aveiro.

 

A plataforma intermunicipal desenvolvida permite o cadastro para múltiplas finalidades (equipamentos culturais, desportivos e educativos, bem como Rede de Drenagem de Águas Pluviais).

 

A plataforma foi configurada para que a introdução e edição de dados só seja possível pelo próprio município, mas a consulta está disponível para as 12 entidades. "Todos podem ver tudo, mas cada um só pode editar os seus." A plataforma cumpre com os requisitos da Diretiva INSPIRE e de acordo com as permissões dadas a cada utilizador, o acesso é feito por protocolos standard. Estão também acessíveis os Metadados.

 

O desafio residiu no facto de estarmos perante 11 municípios, cada um deles com estágios de maturidade tecnológica e estruturas de dados diferentes, sistemas locais diferentes (ERPs e outros) e o maior desafio foi mesmo conseguir harmonizar os respetivos processos de trabalho de busca e recolha dos dados organizados de forma diferente em cada município e conseguir coloca-los de forma harmonizada na plataforma e em conformidade com a Diretiva INSPIRE.

 

A plataforma induz os seguintes grandes benefícios: fonte para projeção, estudos e análises intermunicipais (especialmente relacionadas com a Proteção Civil - as catástrofes e calamidades não olham às áreas administrativas); uma só infraestrutura de disponibilização; um único modelo de dados; monitorização e análise dos dados existentes / ausentes; melhor planeamento de aquisição de dados em falta; melhor suporte de informação para justificar futuros investimentos / financiamentos; maior eficiência por ser feito em grupo.

 

Nota final para o facto da Rede de Drenagem de Águas Pluviais estar alicerçada numa rede de base comum do INPIRE que pode ser replicada para todo o tipo de redes. Aqui o nosso projeto foi a Drenagem de Águas Pluviais, mas essa mesma rede de base dá para outros tipos de redes como Águas Residuais, Redes Transporte, Ferroviário, Viário, Redes Elétricas, Telecomunicações, etc.

 

"Esta é a grande vantagem de estarmos a utilizar uma Diretiva Europeia que foi muito bem conseguida e que no nosso entender é genial, porque consegue englobar tudo e conseguimos todos ter acesso a este tipo de informação."

 

Para ver a intervenção da nossa colega durante o evento clique na seguinte imagem.

 

Clique aqui!

Cadastro - Intermunicipal - Visão - Global - Equipamentos - Redes - CIRA - Bianca - Alberto

 

Artigos Relacionados:

 

 

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


Contacte-nos 214 213 262

Informações