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15-05-2022

Modernização Administrativa na Região de Aveiro (CIRA - INSPIRE 1 de 2)

Modernização - Administrativa - Região - Aveiro - CIRA - INSPIRE


Decorreu na passada sexta-feira a cerimónia de encerramento em jeito de balanço do projeto estruturante (cofinanciado ao abrigo do Portugal 2020) "Região de Aveiro Digital - As Novas Funcionalidades ao Serviço do Cidadão". Para além de outros convidados, o evento contou com a presença do Presidente do Conselho Intermunicipal (Eng.º José Ribau Esteves), da Presidente da CCDRC / Centro 2020 (Dr.ª Isabel Damasceno) e do Secretário Executivo da CIRA (Dr. José Eduardo de Matos).


Durante o evento foi por diversas ocasiões enaltecido a importância dos múltiplos contributos de todos os envolvidos (Presidentes de Câmara, funcionários municipais e empresas) para a concretização dos vários objetivos a que o projeto se tinha proposto alcançar.

 

Segundo o Eng.º José Ribau Esteves, "com a Região de Aveiro digital vamos melhorar a relação entre a Administração Local e os nossos Concidadãos, torna-la mais fácil, mais barata, mais eficiente. Fazer com que em qualquer um dos 11 municípios onde um cidadão ou empresa queira interagir, o faça de forma simples, de forma igual e possa ter uma resposta mais rápida e mais transparente por parte de cada uma das nossas Câmaras Municipais e da nossa comunidade intermunicipal.

 

Em cima de tudo aquilo que temos feito na modernização administrativa queremos mais! Queremos melhor na lógica de facilitarmos a vida aos cidadãos e às empresas, diminuirmos os custos de contexto e fazermos com que as nossas organizações seja mais capazes e mais transparentes."

 

Num mundo em mudança 11 municípios unidos - uma Região de Aveiro: Mais preparados para o futuro; Mais preparados para as novas competências; Mais harmonização de processos; Mais serviços; Mais eficiência; Mais coesão; Mais fácil de interagir; Mais digital!

 

O projeto orientado para "O munícipe em primeiro lugar. Para o servir melhor" contemplava um investimento global de 2,8 milhões de euros, a formação de 1200 funcionários e tinha como principais metas: Criação de Formulários Comuns centrados no Munícipe; Prestação de serviços com mais qualidade, acessíveis e transparentes; Aposta clara no atendimento multicanal, sem papéis, mais fluído; Ferramentas de Apoio à Decisão para melhor gestão pelos órgãos autárquicos; Capacitação de toda a estrutura com melhores meios tecnológicos; União de esforços com todos os colaboradores para melhoria contínua dos processos; Serviços cada vez mais online, com o objetivo de ter o município na ponta dos dedos; Com central de compras que permite eficiências e ganhos de escala com a administração pública a trabalhar lado a lado; Com as bibliotecas públicas em rede; E a região mais unida! Com um cadastro territorial que permite decisões fundamentadas.

 

É precisamente sobre este último ponto, que incidiu o contributo e os esforços da Novageo Solutions. No próximo post faremos um breve resumo da intervenção da nossa colega durante o evento (Bianca Alberto).

 

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