Home > Artigos > Como Nasceu e o que é a Tecnologia Blockchain?

23-05-2022

Como Nasceu e o que é a Tecnologia Blockchain?

Como - Nasceu - o que é - Tecnologia - Blockchain


Satoshi Nakamoto é o pseudónimo de uma pessoa ou de uma equipa, até agora não identificada, que em 2007 lançou um artigo científico sobre a primeira moeda digital, a bitcoin. Dois anos depois, foi lançada e realizada a primeira transação com aquela moeda virtual.


O interesse e a utilização da moeda foi crescendo e, rapidamente, se concluiu que a tecnologia poderia ser utilizada em diversas aplicações. Em 2013, vários bancos começaram a investir e a estudar sobre o tema com o objetivo de perceber como aplicar a tecnologia ao setor bancário. Contudo, rapidamente se concluiu que o interesse e investimento em blockchain era transversal a todo o mercado e visto como o futuro tecnológico das aplicações transacionais.

 

A blockchain pode-se definir como uma tecnologia que permite o armazenamento de informação numa rede de transações, segura e inviolável, sem necessidade de uma entidade central para gestão e manutenção da mesma.

 

Ao contrário de outras tecnologias, a blockchain guarda a informação dos registos das transações de forma distribuída. A forma como guarda a informação é partilhada por toda a rede de computadores, garantindo a segurança e a integridade dos dados.

 

Em vez de termos os registos num único local, ou contentor, os registos estão distribuídos por várias bases de dados. Além disso, para que cada registo seja efetivamente considerado, é necessário que seja validado pela rede, tornando o processo fiável e rastreável.

 

Compõem esta tecnologia uma rede de interligação dos diferentes servidores; um banco de dados distribuído; os blocos ou transações, ou no caso das cibermoedas as carteiras (wallet) e o “hash” que serve de assinatura, ou chave de cada bloco.

 

Como - Nasceu - o que é - Tecnologia - Hash - Chave - Blockchain

 

Os membros da rede podem ser de qualquer tipo e geografia, por exemplo, clientes, fornecedores, auditores, bancos, parceiros, instituições, etc.

 

Artigos relacionados:

 

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


Contacte-nos 214 213 262

Informações