Home > Artigos > Como Funciona a Tecnologia Blockchain?

17-05-2022

Como Funciona a Tecnologia Blockchain?

Como - Funciona - Tecnologia - Blockchain


A blockchain é uma cadeia de blocos. Cada bloco é formado por várias informações sobre as diversas transações e possui uma assinatura digital única que funciona como uma impressão digital do bloco e ajuda a dar mais segurança ao processo. É importante mencionar que a blockchain mantém o utilizador que adicionou o bloco e as partes responsáveis pela transferência, anónimas. Deste modo, é quase impossível identificar com exatidão quem fez a validação, recebeu ou transferiu.


Vejamos como funciona a Blockchain:

 

1)      Cada transação é registrada como um "bloco" de dados após a sua ocorrência

Estas transações mostram o movimento de um ativo que pode ser tangível (um produto) ou intangível (intelectual). O bloco de dados pode registrar as informações pretendidas: quem, o quê, quando, onde, quanto e até mesmo a condição – como por exemplo a temperatura de um carregamento de alimentos.

 

2)      Cada bloco está conectado aos anteriores e posteriores

Enquanto um ativo migra de um lugar para outro ou a propriedade muda, estes blocos formam uma cadeia de dados. Os blocos confirmam a hora exata e a sequência das transações e ligam-se de forma segura para evitar que qualquer um deles seja mudado ou inserido entre dois outros existentes.

 

3)      As transações são bloqueadas em conjunto numa cadeia irreversível: a blockchain

Cada bloco adicional fortalece a verificação do anterior e, portanto, toda a cadeia de blockchain. Isto torna a blockchain inviolável, entregando o aspeto principal da imutabilidade. Isto elimina a possibilidade de adulteração por parte de um indivíduo mal-intencionado, construindo um livro-razão de transações em que todos os membros da rede podem confiar.

 

Artigos relacionados:

 

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


30-05-2022