Home > Artigos > A Internet das Coisas (IoT - Internet of Things) nos negócios

09-05-2022

A Internet das Coisas (IoT - Internet of Things) nos negócios

Internet - Coisas - IoT - Things - negócios


A IoT já é essencial para os negócios pois fornece às empresas uma visão em tempo real de como os seus sistemas realmente funcionam, fornecendo informações sobre tudo desde o desempenho das máquinas às operações de cadeia de suprimentos e logística.


A IoT permite às empresas automatizar processos que visam a redução dos custos de mão-de-obra, a redução do desperdício e melhorar a prestação de serviços, tornando assim mais barato a produção e entrega de mercadorias, além de oferecer transparência nas transações com os clientes.

 

A internet das coisas oferece vários benefícios para as organizações, alguns benefícios são específicos do setor e outros são aplicáveis a vários setores. Alguns dos benefícios comuns da IoT permitem que as empresas:

  • inspecionem os seus processos comerciais;
  • melhorem a experiência do cliente;
  • economizem tempo e dinheiro;
  • aumentem a produtividade dos funcionários;
  • façam a integração e a adaptação de modelos de negócios;
  • orientem os seus negócios no sentido da transformação digital;
  • tomem melhores decisões de negócios;

 

A introdução da IoT incentiva o repensar da forma como as empresas abordam os seus negócios. A informação e ferramentas que fornece desencadeiam a necessidade de reengenharia de processos e induzem ao desenvolvimento e à definição de novas e melhores estratégias de abordagem do mercado.

 

 

Onde é que a Internet das Coisas está a ser aplicada?

 

Esta tecnologia está a ter maior recetividade em organizações de produção, transporte e serviços públicos onde é natural a incorporação de sensores e outros dispositivos da IoT.

 

Esta tecnologia está também cada vez mais presente em organizações do setor agrícola, infraestruturas e automação residencial.

 

Por exemplo, a IoT pode ajudar os agricultores a tornar o seu trabalho muito mais fácil. Os sensores no campo recolhem dados sobre precipitação, humidade, temperatura e análise do solo, além de outros fatores que ajudam a automatizar as técnicas agrícolas.

 

Artigos relacionados:

  

 

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


Contacte-nos 214 213 262

Informações