Home > Artigos > Inteligência Artificial Geoespacial

04-05-2022

Inteligência Artificial Geoespacial

Inteligência - Artificial - Geoespacial


Nos últimos anos a aplicação de Inteligência Artificial avançou muito, devido à imensa disponibilidade de dados e ao avanço das unidades de processamento. A Inteligência Artificial está em constante desenvolvimento e, atualmente fala-se das Inteligências Artificiais Superinteligentes, uma tecnologia que pode superar os cérebros humanos em quase todos os domínios, incluindo criatividade científica e competências sociais.


A IA além de estar no nosso dia-à-dia, também é tendência no setor de satélites designado por IA Geoespacial. A “IA Geoespacial” é a exploração e análise de imagens e de informações geoespaciais para descrever e representar visualmente características físicas e atividades geograficamente referenciadas na Terra.

 

A adoção de sistemas de inteligência artificial está a evoluir rapidamente em quase todos os setores industriais e comerciais. Os chamados “Machine Learning” e “Deep Learning” da inteligência artificial surgem como abordagens promissoras na análise de dados geoespaciais, criando meios práticos de identificar objetos e ambientes em imagens muito detalhadas via satélite.

 

A IA Geoespacial representa uma revolução no setor de satélites, expandindo o uso de dados geográficos muito além do que é normalmente feito. Esta tecnologia evoluiu a partir da tradicional inteligência de imagens, graças ao desenvolvimento dos sistemas de informações geográficas, que permitiram a integração das imagens obtidas por deteção / sensores remotos e informações georreferenciadas com dados obtidos de outras fontes.

 

Artigos relacionados:

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


Contacte-nos 214 213 262

Informações