Home > Artigos > O que é a Internet das Coisas (IOT)?

03-05-2022

O que é a Internet das Coisas (IOT)?

O que é - Como funciona - IoT - IOT - Internet - das - Coisas - Of - Things


A Internet das Coisas (IoT - Internet of Things) é um sistema de dispositivos de computação interrelacionados, que têm a capacidade de transferir dados para uma rede sem a necessidade de humanos para interação. Um objeto na internet das coisas pode ser uma pessoa com um implante monitor cardíaco, um automóvel que possui sensores para alertar o condutor quando a pressão dos pneus estiver baixa, ou um qualquer outro produto natural ou artificial que pode ter associado um endereço IP, e com isso permitir a transferência de dados pela Internet.


Cada vez mais organizações de diversos setores utilizam IoT para operar com mais eficiência e entender melhor os clientes oferecendo assim um serviço otimizado que ajuda a melhorar a tomada de decisões e a aumentar o valor dos negócios.

 

 

Como funciona a Internet das Coisas (IOT)?

 

Um ecossistema de IoT consiste em dispositivos inteligentes habilitados para a web que usam sistemas incorporados como processadores, sensores e hardware de comunicação para recolher, enviar e agir sobre os dados que adquirem dos seus ambientes.

 

Os dipositivos IoT recolhem dados e enviam-nos para a nuvem para serem analisados. Dependendo dos requisitos de segurança e da aplicação podem ser acedidos localmente. Os dispositivos fazem a maior parte do trabalho sem qualquer intervenção humana e, por vezes, comunicam com outros relacionados e agem com base nas informações que trocam entre si. A intervenção do homem só é necessária para configurá-los, fornecer instruções ou para analisar os dados para uma tomada de decisão.

 

A IoT também pode usar a Inteligência Artificial e o Machine Learning para ajudar a tornar os processos de recolha de dados mais fáceis e dinâmicos.

 

Artigos relacionados:

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


Contacte-nos 214 213 262

Informações