Home > Artigos > Protocolo Websocket: O que é e para que serve

22-04-2022

Protocolo Websocket: O que é e para que serve

Protocolo - WebSocket - API - O que é - Para que serve


WebSocket é um protocolo que fornece uma comunicação full-duplex (ou bidirecional), sendo persistente desde o início entre os servidores e os clientes, o que significa que ambas as partes trocam dados em tempo real, numa única conexão TCP. Ao contrário do protocolo HTTP (pedido-resposta), aqui a conexão nunca se fecha, pode é não haver clientes conectados. Por ser full-duplex (bidirecional), não só o cliente, mas também o servidor pode ter a iniciativa de enviar dados para o cliente sem que haja um pedido ou vários pedidos do cliente, poupando-se assim largura de banda, tempo de resposta e otimização de desempenho.


Tal como o protocolo HTTP que tem o seu próprio conjunto de schemas, como o http e https, este protocolo possui também um schema semelhante usando o protocolo ws (porta 80) ou wss (porta 443):

 

ws://example.com:4444/chat.php  ou  wss://example.com:4444/chat.php

 

A especificação mais recente deste protocolo é definida como RFC 6455 e é suportado por praticamente todos os browsers.

 

Um exemplo prático do uso deste protocolo é o chat da aplicação WhatsApp, em que várias pessoas (clientes) se ligam a um servidor, estabelecendo cada uma delas uma conexão, permanecendo essa conexão aberta até se desligarem da internet ou fecharem a aplicação. Enquanto estão ativas vão enviando mensagens ao servidor, que por sua vez, este reencaminha essas mensagens para um ou vários destinatários, instantaneamente, desde que estejam conectados, ou mais tarde quando se ligarem, sem que estes façam qualquer tipo de solicitação.

 

Artigos relacionados:

 

 

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


Contacte-nos 214 213 262

Informações