Home > Artigos > O que é Machine Learning?

13-04-2022

O que é Machine Learning?

O que é - Machine - Learning


Algumas tecnologias passam a fazer parte do nosso dia-a-dia de uma forma tão silenciosa que dificilmente nos percebemos. Um exemplo é o Machine Learning, que pode ser traduzido como um processo de aprendizagem da máquina: este é um conceito associado à inteligência artificial, razão pela qual é cada vez mais destacado pelos meios de comunicação. Apesar disso, pouca gente compreende a ideia.


Machine Learning também é um conceito com várias definições possíveis. Uma definição que nos permite assimilar bem a sua essência assenta no facto de ser um sistema que pode modificar o seu comportamento autonomamente tendo como base a sua própria experiência, ou seja, sem qualquer, ou mínima interferência humana.

 

A tal modificação comportamental consiste, basicamente, no estabelecimento de regras lógicas, ou seja, que se destinam a melhorar o desempenho de uma tarefa ou, dependendo da aplicação, tomar a decisão mais apropriada para o contexto. Estas regras são geradas com base no reconhecimento de padrões dentro dos dados analisados. Como exemplos disso podemos citar as traduções do Google, as sugestões da Netflix, o funcionamento do Facebook, a programação de carros autónomos e até a caixa de spam do e-mail.


De forma mais ampla, podemos verificar a atuação do Machine Learning em diversas funções, tais como: reconhecimento facial, reconhecimento de voz e frases, análise de obras de arte, separação e classificação de e-mails, reconhecimento e pesquisa de imagens, pesquisas de mercado, previsão do tempo, reconhecimento da linguagem não-verbal ou informal por meio de computadores, e sugestão de amizades nas redes sociais.


Artigos relacionados:

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


Contacte-nos 214 213 262

Informações