Home > Artigos > HTML e CSS - Linguagens utilizadas em páginas web

06-04-2022

HTML e CSS - Linguagens utilizadas em páginas web

HTML - CSS – Linguagens - Utilizadas - Páginas - Web - Sites


Em termos tecnológicos, o desenvolvimento web é uma das áreas mais promissoras do momento. A construção de sites é cada vez mais uma peça essencial quando se tem um negócio. A maioria das empresas necessita de um espaço na internet para não só comunicar com o seu público, mas também para ter uma montra de apresentação e / ou de venda dos seus produtos / serviços.


Nos dias que correm, para dar resposta a esta crescente procura há que conhecer e dominar:

  • HTML (Hyper Text Markup Language, ou linguagem de marcação de textos), linguagem que fornece o esqueleto de toda a página web;
  • CSS (Cascading Style Sheets ou Folha de Estilos em Cascata) linguagem utilizada para dar aparência a um documento escrito em HTML ou em XML.

 

O que é HTML?

O HTML é a linguagem base para se desenvolver qualquer site. É uma linguagem baseada em marcação, onde delimitamos os elementos / blocos de suporte às informações que vão ser apresentadas na página. A linguagem HTML foi criada na década de ‘90 e as suas especificações são controladas pela W3C (World Wide Web Consortium).

 

O que é CSS?

O CSS é uma linguagem de folha de estilo composta por “camadas”, criada com o propósito de estilizar as páginas HTML, ou seja, definir a aparência das páginas, para deixá-las visualmente mais bonitas e agradáveis, podendo alterar a fonte, cor, posicionamento dos elementos, layout e muito mais.

 

O HTML e o CSS são duas linguagens que atuam de forma complementar na construção de páginas web. Podemos compará-los a uma casa, sendo o HTML a estrutura da casa, ou seja, os alicerces e os pilares, que são fundamentais na construção da mesma, e o CSS, a decoração da casa, a pintura ou seja, toda a parte visual.

 

Uma das maiores vantagens de adotar o CSS é que faz a separação entre o formato e o conteúdo da página, proporcionando assim uma maior flexibilidade e controlo sobre a apresentação, além de reduzir a duplicação de código estrutural da página.

 

Artigos relacionados:

 

 

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


Contacte-nos 214 213 262

Informações