Home > Artigos > O que é Criptografia Simétrica e Criptografia Assimétrica?

01-04-2022

O que é Criptografia Simétrica e Criptografia Assimétrica?

O que é - Criptografia - Simétrica - Assimétrica


Na sequência do artigo publicado na terça-feira a propósito do que é Criptografia, hoje vamos detalhar mais um pouco este tema.


Criptografia Simétrica:

 

São criptografias baseadas em algoritmos que requerem uma única chave, que é usada tanto para as operações de cifragem como de decifragem.

 

A operação de chave simétrica é mais simples pois existe uma única chave entre as operações. Os algoritmos de chave simétrica são assim chamados, porque a chave utilizada no processo de codificação e decodificação da mensagem é a mesma. A chave, na prática, representa um segredo partilhado entre duas ou mais partes, que pode ser utilizada para manter um canal confidencial de informação. Devido à sua simplicidade estrutural, foi o primeiro tipo dos algoritmos que surgiram na era dos computadores.

 

 

Criptografia Assimétrica:

 

Os algoritmos de chave assimétrica surgiram após alguns anos de utilização dos algoritmos de chave simétrica. São criptografias baseadas em algoritmos que requerem duas chaves, uma delas sendo pública e a outra secreta.

 

As duas partes desse par de chaves estão matematicamente ligadas. A chave pública é utilizada, por exemplo, para encriptar a mensagem ou para verificar uma assinatura digital. Já a chave privada é utilizada para a operação oposta, ou seja, para decriptar uma informação previamente criptografada ou para criar uma assinatura digital.

 

O surgimento dos algoritmos de chave pública, ou chave assimétrica, é uma evolução da criptografia simétrica que se deu pela necessidade de preservar a chave de decodificação. Numa situação em a transmissão de chave seja intercetada, mesmo assim a mensagem pode ser transmitida com segurança, pois não existe a possibilidade de utilizar a mesma chave para decodificar a mensagem.

 

Embora este esquema não cobre todas as eventuais falhas estruturais de segurança, a combinação deste com outras tecnologias (como Assinatura Digital) garantem uma entrega de informações segura e confiável, com autenticação de remetente.

 

A criptografia assimétrica exige uma maior afetação de recursos computacionais quando comparado com a simétrica e, por isso, não é continuamente utilizada durante toda a comunicação segura. Normalmente é utilizada para a transmissão da chave de sessão para um algoritmo simétrico.

 

Artigos relacionados:

 

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


Contacte-nos 214 213 262

Informações