Home > Artigos > Erros a evitar em ReactJS ou React Native - 2 de 2

25-03-2022

Erros a evitar em ReactJS ou React Native - 2 de 2

Erros - Evitar - ReactJS - React - Native


Dando continuidade ao artigo de ontem, vejamos mais alguns dos erros a evitar quando se está a desenvolver aplicações em ReactJS ou React Native


Não usar type checking

O Type Checking permite ao nosso IDE e a todo o ecossistema à volta do projeto, entender cada variável, que tipo de parâmetros uma função recebe e o que espera retornar. Como exemplo dessas ferramentas temos:

  • Flow;
  • TypeScript;
  • PropTypes.

As duas primeiras usadas na altura do desenvolvimento, a última usada apenas em runtime.

 

Não dividir ou dividir demais um componente

A maior dor de cabeça para quem está a começar no React é quando separar uma parte do código em um componente diferente. O que devemos pensar é se parte de um código possui algum funcionamento isolado do restante e de outros componentes e se não interfere em funcionalidades do componente onde está inserido. Se for esse o caso, então esse código deve dar origem a um novo componente. Devemos tentar perceber a lógica daquele componente estar separado. Será que vai dar jeito reutiliza-lo em mais algum lado? Será que ele por si só tem características que justifiquem estar isoladas do resto do código?

 

Não utilizar Stateless, Stateful e Pure components corretamente

Muitos componentes que criamos em React não precisam de ser classes que estendem o Component, isto é, componentes que não possuem estados e métodos de ciclo de vida devem ser exclusivamente Stateless Components e componentes que não possuem estados ou propriedades altamente complexas ou com muitos níveis devem estender da classe PureComponent aumentando assim a sua performance.

 

Artigos relacionados:
 
 

 


👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


Contacte-nos 214 213 262

Informações